Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91494

TítuloMonitorização autónoma de estruturas de amarração para a gestão portuária inteligente
Autor(es)Lopes, Guilherme Pereira
Orientador(es)Pereira, E. N. B.
Palavras-chavePorto de Leixões
Cabeços de amarração
Defensas marítimas
Monitorização
Segurança
Mooring bollards
Marine fenders
Monitoring
Safety
Data19-Nov-2023
Resumo(s)No funcionamento de uma infraestrutura portuária, a informação recolhida referente às diversas atividades praticadas é de enorme relevância para um bom e otimizado funcionamento do porto. As roturas das estruturas de amarração são recorrentes durante e após os processos de atracação, e a segurança dos intervenientes nestas atividades, bem como das embarcações nelas envolvidas, tornam se uma preocupação cada vez maior para as autoridades portuárias. Nesse sentido, o trabalho elaborado nesta dissertação contribui para o desenvolvimento de um sistema de monitorização de estruturas portuárias, tais como cabeços de amarração e defensas marítimas, capaz de fornecer dados relativos a estas estruturas e aos navios nelas atracados, contribuindo desta forma para a segurança e melhor planeamento deste tipo de atividades. O projeto em causa, tem como objetivo a monitorização das estruturas mencionadas, a partir da colocação de diferentes sensores. A obtenção de informação relativa ao comportamento destas estruturas, aquando e após o processo de atracação, possibilita prever uma eventual rotura destes elementos. Futuramente, a partir deste mesmo conjunto de dados obtidos, pretende-se criar as bases para um sistema com capacidade para determinar outras variáveis importantes tais como a carga armazenada no navio, facilitando assim o controlo do que é descarregado no cais. Desta forma, torna-se possível evitar a sobrecarga do cais, algo que pode comprometer o seu bom funcionamento, ou até mesmo provocar a sua rotura a prazo. A implementação deste sistema nas infraestruturas portuárias pode conduzir a inúmeras as vantagens, tais como a melhoria da segurança dos trabalhadores, manutenção preventiva dos cabeços de amarração e das defensas marítimas, a identificação da carga transportada pelos navios, a estimativa da carga colocada nos cais e controlo de cargas limite suportadas pelas estruturas portuárias.
In the operation of a port infrastructure, the information collected regarding the various activities performed is of enormous relevance for the proper and optimized functioning of the port. Due to the recurring failures of mooring structures during and after mooring processes, the safety of the stakeholders involved in these activities, as well as the vessels engaged in them, becomes a growing concern for port authorities. In this sense, the work carried out in this dissertation contributes to the development of a monitoring system for port structures, such as mooring bollards and marine fenders, capable of providing data related to these structures and the ships moored to them. This, in turn, enhances safety and facilitates better planning of such activities. The project in question aims to monitor the mentioned structures by deploying various sensors. Gathering information about the behavior of these structures during and after the mooring process enables the prediction of potential failures in these mooring elements and the supporting structures. In the future, by using the same approach but at a larger scale, the intention is to develop a system capable of determining the stored cargo on the ship, facilitating the control of the cargo moved to the dock. By doing so, it becomes possible to avoid overloading the dock, something that could impact its proper functioning, or even lead to its rupture. The implementation of this system in port infrastructures brings numerous advantages, such as added safety to workers, the possibility to carry out preventive repair of mooring bollards and marine fenders, knowledge of cargo carried by ships, knowledge of cargo unloaded at the port and control of weight limits supported by port structures.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Civil, Estruturas e Geotecnia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91494
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEC - Dissertações de Mestrado

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