Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91488

TítuloCaraterização de misturas betuminosas aplicadas no parque de estacionamento de uma plataforma logística
Outro(s) título(s)Characterisation of asphalt mixtures applied in a truck parking area on a logistics platform
Autor(es)Barrote, João Pedro Nunes
Orientador(es)Silva, Hugo M. R. D.
Palavras-chavePavimentos industriais
Misturas betuminosas
Camada de desgaste
Porosidade
Desempenho mecânico
Industrial pavements
Asphalt mixtures
Surface layer
Air voids content
Mechanical performance
Data23-Jan-2024
Resumo(s)A logística, associada ao transporte de bens, tem uma importância vital numa Sociedade global. Neste contexto, os centros de logística são essenciais para assegurar a disponibilidade de produtos e materiais nos mercados e pontos de consumo, em qualquer parte do globo, com a máxima eficiência, rapidez, qualidade e a custos controlados. Para evitar perturbações no funcionamento dos centros de logística, entre outros aspetos, é necessário que os pavimentos industriais assegurem uma elevada durabilidade, e não apresentem problemas construtivos que comprometam o seu normal funcionamento. Assim, o presente trabalho apresenta um estudo de caso para caraterização das misturas betuminosas aplicadas num parque de estacionamento de uma plataforma logística em Portugal. O principal objetivo foi compreender se o aspeto superficial com textura mais aberta verificado em determinados locais desse parque de estacionamento (zona 1), por comparação com a generalidade do pavimento (zona 2), poderá ter resultado de problemas de composição das misturas betuminosas e dar origem a uma variação significativa do seu comportamento mecânico que possa comprometer a durabilidade do pavimento. O estudo foi realizado em duas fases. Na primeira fase foi feita a observação do estado superficial in situ e recolheu-se amostras de material através de sondagens à rotação. Na segunda fase do trabalho, realizada em laboratório, procedeu-se à caracterização volumétrica e mecânica das misturas betuminosas recolhidas para analisar se poderia haver uma variabilidade seu comportamento futuro. Em conclusão, este estudo demonstrou que a camada de desgaste da zona 1 do pavimento apresenta problemas devido à sua maior porosidade, reduzida resistência à tração e maior suscetibilidade à água, que podem contribuir para uma degradação precoce (e.g., desagregação). Esses problemas não terão resultado de uma inadequada composição da mistura (i.e., percentagem de betume e granulometria), apesar da aparente má adesividade entre o betume e os agregados. Assim, considera-se que alguns dos motivos do problema identificado nessa zona do pavimento surgiram na fase de construção, com uma possível distribuição e compactação menos eficazes nas áreas distantes do centro da pavimentadora, ou pela ocorrência de menores temperaturas de compactação das misturas betuminosas.
Logistics, associated with the transport of goods, is of vital importance in a global Society. In this context, logistics centers are essential for ensuring the availability of products and materials in markets and points of consumption worldwide, with maximum efficiency, speed, quality, and at controlled costs. Among other things, industrial pavements need to be highly durable and free from construction problems that compromise their regular operation to avoid disruptions to the process of logistics centers. This work presents a case study to characterize the asphalt mixtures applied to a truck parking area on a logistics platform in Portugal. The main objective was to understand whether the more open-textured surface appearance found in certain parts of the truck parking area (zone 1), compared to the general pavement (zone 2), could have resulted from problems in the composition of the asphalt mixtures and could lead to a significant variation in their mechanical behavior that could compromise the durability of the pavement. The study was carried out in two phases. In the first phase, the surface condition was observed in situ, and material samples were taken through rotary drilling. In the second phase of the work, carried out in the laboratory, the volumetric and mechanical characterization of the asphalt mixtures collected was carried out to analyze whether there could be any variability in their future behavior. In conclusion, this study has shown that the surface layer of the pavement presents problems in zone 1 due to its higher air voids content, reduced tensile strength, and greater susceptibility to water, which can contribute to early distress (e.g., raveling). These problems are not due to an inadequate mix composition (i.e., asphalt binder content and grading curve) despite the apparent poor adhesion between the bitumen and the aggregates. Therefore, it is thought that some of the reasons for the problem identified in that zone of the pavement arose during the construction phase, with a possible less effective distribution and compaction in areas far from the center of the paver or due to the event of lower compaction temperatures of the asphalt mixtures.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91488
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEC - Dissertações de Mestrado

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