Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91452

TítuloLogótipos de marcas de moda: tendência tipográfica
Outro(s) título(s)Logos of fashion brands: typography trend
Autor(es)Costa, Andreia Filipa Teixeira
Orientador(es)Amaral, Inês Castro Vasconcelos Martins
Palavras-chaveLogótipo
Segmento de mercado
Marcas de moda
Fonte tipográfica
Comunicação de moda
Logo
Market segment
Fashion brands
Typography
Data19-Jan-2024
Resumo(s)Vive-se num mundo repleto de marcas de moda direcionadas a diferentes segmentos de mercado. O logótipo, elemento principal da imagem de uma marca, confere à marca uma identidade e tem o poder de captar a atenção. Cada vez mais as marcas aparentam ser bastante semelhantes quanto à sua imagem gráfica, o que numa Era digital, onde a sociedade vive em busca de inovação, a ideia de semelhança parece contraditória. Os logótipos estão cada vez mais nominativos, mais simplificados, de traços retos e com ausência de cor assemelhando-se entre si. Neste sentido, a tipografia torna-se o foco central dos mesmos. Como as fontes tipográficas são desenhadas com diferentes características e variações, o potencial do seu uso é infinito. O objetivo principal desta investigação prende-se em perceber se existe uma tendência tipográfica nos logótipos nominativos de cor preta de marcas moda de diferentes segmentos de mercado. Para isso foi necessário analisar uma amostra de 300 logótipos dos mais variados segmentos (nível de mercado, género e faixa etária). Todas as marcas foram analisadas com base numa grelha de observação e análise, composta por uma série de parâmetros distintos quanto à caracterização a tipografia no logótipo da marca. Para isso foi imprescindível comparar a tipografia utilizada conforme o seu designer a executou e as alterações que os autores dos logótipos fizeram de forma a conferir-lhes identidade. Comprova-se que existe uma tendência quanto às características tipográficas e que essa tendência não difere consoante os segmentos de mercados. Isso corrobora a ideia de que as marcas de moda têm apresentado logótipos que usam fontes tipográficas mais simples e retas, apresentando-se mais legíveis, resolvendo problemas de escalabilidade e permitindo maior versatilidade, o que facilita sua reprodução e adaptação a diversos meios.
We live in a world filled with fashion brands targeted at different market segments. The logo, the primary element of a brand's image, gives the brand an identity and has the power to capture attention. Now more than ever, brands appear to be quite similar in terms of their graphic image, which in a digital age where society seeks innovation, the idea of similarity seems contradictory. Logos are becoming more nominal, simplified, with straight lines and devoid of color, making them resemble each other. In this sense, typography becomes the central focus. As typefaces are designed with different characteristics and variations, the potential for their use is limitless. The main objective of this research is to understand if there is a typographic trend in black-named logos of fashion brands in different market segments. To achieve this, the analysis of a sample of 300 logos from various segments (market level, gender, and age group) was assembled. All brands were examined based on an observation and analysis grid, consisting on several distinct parameters regarding the characterization of typography in the brand logo. It was essential to compare the typography used as designed by their creators, and the alterations made by the logo authors to give them identity. This investigation helped to comprove that there is a trend in typographic characteristics, and this trend does not differ according to market segments. This corroborates the idea that fashion brands have been presenting logos that use simpler and straight typefaces, making them more legible, solving scalability issues, and allowing greater versatility, which facilitates their reproduction and adaptation to various media.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91452
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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