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https://hdl.handle.net/1822/91347
Título: | Identidades e Comunidades Musicais / 2022: Livro de Resumos |
Editor(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes Leonido, L. Lourenço, Sofia |
Data: | 2022 |
Editora: | MUNDIS - Associação Cívica de Formação e Cultura |
Revista: | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
Citação: | Martingo, A., Leonido, L., & Lourenço, S. (Eds.) (2022). Identidades e Comunidades Musicais / 2022: Livro de Resumos. Revista Europeia de Estudos Artísticos. |
Resumo(s): | [Excerto] O colóquio Identidades e Comunidades Musicais | 2022, decorreu online a 5 de dezembro, tendo reunido investigadores sénior e jovens investigadores em torno da música como instrumento e reflexo da construção de identidade individual e coletiva. Na conferência de abertura, Ahmad Sarmast traçou o panorama que presidiu à criação do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (Afghanistan National Institute of Music, ANIM), propugnando a necessidade de equacionar o direito a aprender e ensinar música como um elementar direito humano. Situando a música nas trocas culturais, Cristina Lima abordou o papel da música na evangelização e colonização europeia da América do Sul, Gustavo Benetti e Jefferson da Silva detalharam o estado da arte no estudo da comunidade brasileira de Roraima, e Levi Leonido delineou o modo como o Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas tem refletido e concorrido para a construção da uma comunidade linguístico-política de países de língua portuguesa. Já no âmbito do ensino, Elisa Lessa problematizou a construção de identidade dos músicos na profissão docente, Sofia Lourenço analisou a proposta pedagógica de Vitaly Margulis plasmada nas suas Bagatelas Op. 6, e Paulo Carvalho Ferreira examinou a partir da teoria estética os processos de construção de sentido musical em estudantes. Com um enfoque metodológico, Pedro Moreira abordou comparativamente os campos da etnomusicologia e da música na comunidade, e Rafael Araújo analisou a elaboração da ópera infantil O Jardim Secreto, por si composta, como proposta de processo participativo de criação musical. Já Ígor Silva, Lourenço e Martingo Música trataram a tensão entre a tradição local e a vanguarda internacional na obra do compositor brasileiro Willy Corrêa de Oliveira. Na especificidade dos Estudos Musicais, o encontro espelha a natureza transdisciplinar e multicultural do Núcleo de Estudos Transculturais (NETCult) do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, no seio do qual foi organizado. [...] |
Tipo: | Atas de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91347 |
ISBN: | 978-989-53887-3-8 |
ISSN: | 2184-2116 |
e-ISSN: | 1647-3558 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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