Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91333
Título: | Perspetivas e experiências da transição para a inatividade laboral e condição sénior: dimensões socioeducativas |
Outro(s) título(s): | Perspectives and experiences of the transition to labour inactivity and senior status: socio-educational dimensions |
Autor(es): | Nunes, Sílvia Cristiana Ribeiro |
Orientador(es): | Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Transição para a inatividade laboral Condição sénior Dinâmicas socioeducativas Educação ao longo da vida Transition to labour inactivity Senior status Socio-educational dynamics Lifelong learning |
Data: | 7-Mar-2024 |
Resumo(s): | O incremento do envelhecimento da população é apontado como uma das transformações mais
significativas do século XXI com consequências transversais a todas as sociedades. Perante o
mencionado, coloca-se a necessidade de melhor compreender as condições/respostas existentes
para a transição para a inatividade laboral e para a condição sénior numa perspetiva do
envelhecimento ativo com ênfase nas dimensões socioeducativas. Neste contexto, os objetivos
subjacentes a este estudo foram estudar as experiências e perspetivas dos indivíduos, em relação
à transição para a inatividade laboral e para a condição sénior, explorando as dimensões
socioeducativas desses processos. Esta investigação foi constituída por uma pluralidade
metodológica, combinando procedimentos mais típicos de abordagens quantitativas através de
inquéritos por questionário e procedimentos metodológicos qualitativos com recurso a retratos
sociológicos. Os resultados quantitativos evidenciaram que fatores como capital económico,
género, habilitações académicas, contexto ambiental e social, preparação para a inatividade,
manutenção de atividades remuneradas e qualidade de vida têm impacto na transição para a
inatividade laboral e condição sénior. Os dados qualitativos enfatizam o envolvimento em
dinâmicas socioeducativas como determinante-chave que influencia as vivências e experiências da
transição para a inatividade laboral e condição sénior. A participação em dinâmicas
socioeducativas provoca a criação, transferência ou inibição de disposições e competências,
determinadas por uma relação de forças sociais. A análise dos dados sugere quatro modos de
vivência e perspetivas (reforma normativa, reforma antecipada inesperada, reforma antecipada
voluntária e prolongamento da vida produtiva para além da entrada na reforma), em que as
dimensões socioeducativas assumem configurações diversas: (i) estratégia para superar
dificuldades; (ii) caráter ocupacional e hedonista de aprendizagem; (iii) forma de escape e bem estar para fortalecer os vínculos sociais e, (iv) forma de mobilização do capital social. Neste
sentido, considera-se primordial a existência e o reforço contínuo de políticas públicas sociais,
direcionadas a este público, com a finalidade de promover o envelhecimento ativo. Considerando
os resultados obtidos, recomenda-se a continuidade da realização de estudos com enfoque na
transição para a inatividade laboral e para a condição sénior. The ageing of the population is one of the most important transformations of the 21st century with consequences for all societies. In view of this, there is a need to better understand the conditions/responses for the transition to labour inactivity and senior condition from an active ageing perspective, focusing on the socio-educational dimensions. In this context, the objectives of this study were to investigate individuals' experiences and perspectives on the transition to inactivity and seniority, and to explore the socio-educational dimensions of these processes. This research consisted of a methodological plurality, combining procedures more typical of quantitative approaches, through questionnaire surveys, and qualitative methodological procedures, through sociological portraits. The quantitative results highlighted that factor such as economic capital, gender, academic qualifications, environmental and social context, preparation for inactivity, maintenance of paid activities and quality of life have an impact on the transition to inactivity and senior status. Qualitative data highlight participation in socio-educational dynamics as a key determinant influencing the experience of transition to labour inactivity and senior status. Participation in socio-educational dynamics results in the creation, transfer or inhibition of dispositions and skills determined by a relationship of social forces. Data analysis suggests four modes of experience and perspectives (normative retirement, unexpected early retirement, voluntary early retirement, and prolongation of productive life beyond retirement) in which the socio educational dimensions assume different configurations: (i) strategy to overcome difficulties; (ii) occupational and hedonistic learning character; (iii) form of escape and well-being to strengthen social ties and, (iv) form of mobilisation of social capital. In this sense, the existence and continuous strengthening of public social policies aimed at this population to promote active ageing is considered essential. In view of the results obtained, further studies focusing on the transition to inactivity and senior status are recommended. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Sociologia da Educação e Política Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91333 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia Cristiana Ribeiro Nunes.pdf | Tese de doutoramento | 8,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons