Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91332
Título: | Impacto das diretrizes curriculares nacionais na conceção e concretização dos cursos de licenciatura em Química no Estado de Santa Catarina |
Outro(s) título(s): | Impact of national curriculum guidelines on the design and implementation of degree courses in Chemistry in the State of Santa Catarina |
Autor(es): | Viel, Fabíola Corrêa |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos Martin, Maria da Graça Moraes Braga |
Palavras-chave: | Diretrizes curriculares Formação docente Licenciatura em química Chemistry graduation Curricular guidelines Teacher training |
Data: | 4-Abr-2024 |
Resumo(s): | Esta tese tem por objetivo geral analisar em que medida e de que modo as instituições de ensino
superior interpretaram e dimensionaram as diretrizes curriculares na organização dos currículos e
projetos pedagógicos, de modo a compreender a condução desses cursos na formação de profissionais
com perfil para o ensino médio. Em específico, procura-se compreender as estruturas curriculares que
existiam antes da publicação das DCN-FP, as principais alterações que daí resultaram, as diferenças
entre os currículos dos novos cursos e dos cursos anteriores, a proposta de identidade profissional do
licenciado em química, a importância que se dá à formação técnica nos projetos pedagógicos dos
cursos à luz das novas DCNs e se todo o processo se baseou numa efetiva inovação curricular. A
Teoria Prática, foi utilizada como suporte para as interpretações necessárias à resposta da pergunta
geral de pesquisa. A metodologia adotada é a indutiva, do tipo exploratório e de abordagem qualitativa.
Adotou-se a Análise de Conteúdo como técnica de análise dos dados, os quais foram coletados por
meio de entrevista, questionário e leitura de documentos. A amostra compôs-se de cinco Instituições
de Ensino Superior, localizadas no Estado de Santa Catarina/Brasil. Os resultados indicam um fraco
entendimento sobre a prática como componente curricular, que causou uma polissemia de sentidos
atribuídos a mesma e uma pluralidade de formatos de implementação. O estágio curricular também foi
compreendido de formas diferentes, tendo em comum o fato de ocorrerem ao longo do curso em
várias etapas e de forma gradual, iniciando com a observação de uma escola, seguida pela observação
de aulas, planejamento e intervenção pedagógica. A consolidação da área de ensino de Química,
ocorreu após a implantação das DCNs, e ampliou discussões acerca da educação, do papel do
professor e estratégias de ensino. No entanto, a área técnica de química é sobremodo valorizada, não
apenas para formar professores, mas para diplomar profissionais que atuem na indústria, em
laboratórios de análise, ou na carreira acadêmica. This thesis has the general objective of analyzing to what extent and in what way higher education institutions interpreted and dimensioned the curricular guidelines in the organization of curricula and pedagogical projects in order to understand the conduct of these courses in the training of professionals with a high school profile. Specifically, we seek to understand the curricular structures that existed before the publication of the DCN-FP, the main changes that resulted, the differences between the curricula of new courses and previous courses, the proposed professional identity of chemistry graduates, the importance given to technical training in the pedagogical projects of the courses in light of the new DCNs, and whether the entire process was based on effective curricular innovation. Practical theory was used as support for the interpretations necessary to answer the general research question. The methodology adopted is an inductive, exploratory and qualitative approach. Content analysis was adopted as a data analysis technique, which was collected through interviews, questionnaires and reading documents. The sample consisted of five higher education institutions located in the State of Santa Catarina/Brazil. The results indicate a weak understanding of the practice as a curricular component, which caused a polysemy of meanings attributed to it and a plurality of implementation formats. The curricular internship was also understood in different ways, having in common the fact that it occurs throughout the course in several stages and gradually, starting with the observation of a school, followed by the observation of classes, planning and pedagogical intervention. The consolidation of the chemistry teaching area occurred after the implementation of the DCNs and expanded discussions about education, the role of the teacher, and teaching strategies. However, the technical area of chemistry is highly valued, not only for training teachers but also for training professionals who work in industry, in analysis laboratories, or in an academic career. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91332 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabiola Correa Viel.pdf | Tese de doutoramento | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons