Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91328

TítuloA improvisação e a criatividade como contributos ao desenvolvimento dos alunos de flauta transversal do ensino artístico especializado
Outro(s) título(s)Improvisation and creativity as a contribution to the development of flute students of specialized artistic education
Autor(es)Dias, João Rafael Cunha
Orientador(es)Magalhães, José Gil Pacheco Soares
Palavras-chaveChoro
Criatividade
Flauta transversal
Improvisação
Jazz
Choro
Creativity
Flute
Improvisation
Data31-Jul-2023
Resumo(s)O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado na Academia de Música de São João da Madeira, no ano letivo 2022/2023, nos Grupos de Recrutamento M09 (Instrumento-Flauta Transversal) e M32 (Classe de Conjunto). Durante o meu percurso como estudante do ensino especializado de música, na minha experiência pedagógica e durante a fase de observação, concluí que os temas da improvisação e da criatividade são por vezes marginalizados, em relação a outros aspetos. Incentivado por alguma desmotivação que senti e que me foi transmitida ao longo dos anos por alguns alunos e colegas, devido à rigidez da música erudita, o projeto de intervenção teve os seguintes objetivos: demonstrar que a improvisação é uma prática pouco comum, mas, que traz bastantes benefícios à aprendizagem; perceber o porquê deste tópico ser pouco abordado e como deveria ser implementado de forma regular na educação musical dos alunos do ensino especializado de música. Para a realização deste projeto contei com a colaboração da Orquestra de Sopros da academia, e com a turma de 5º grau de formação musical, que participaram em workshops de improvisação em dois géneros musicais, jazz e choro. A avaliação da intervenção foi feita através de inquéritos por questionários, e também através da elaboração de quatro entrevistas, duas aos professores responsáveis pelos workshops, e duas aos professores cooperantes da Academia. Através dos instrumentos de recolha de dados, foi possível concluir que a improvisação não é algo que seja trabalhado nas aulas, e que poucos eram os alunos que já a tinham praticado, anteriormente. Porém, apesar de ser um tópico pouco abordado, a maioria dos professores e alunos concorda que se trata de um assunto importante para a aprendizagem musical.
This report refers to the Professional Internship of the Masters in Música Teaching at University of Minho, held at Academia de Música de São João da Madeira, in the academic year 2022/2023, in the Recruitment Groups M09 (Instrument-Transverse Flute) and M32 (Set Class). During my journey as a student of specialized music education, in my pedagogical experience and during the observation phase, I concluded that themes such as improvisation and creativity are sometimes marginalized when compared with other aspects. The rigidity of classical music often causes students, myself included, to feel a lack of motivation and so the intervention project was implemented with the following goals: demonstrate that despite being an uncommon practice, improvisation provides benefits to the learning process; understand why this topic is little discussed and how it should be regularly implemented in the music education of specialized music teaching students. With the collaboration of Academy’s Wind Orchestra and 5th grade musical training class, I was able to carry out this project, which included improvisation workshops in two musical genres: jazz and choro. Two interviews with the teachers responsible for the workshops and two others with the cooperating teachers of the Academy were carried out and together with the results of surveys I was able to evaluate this intervention. These last, aforementioned, enabled me to conclude that improvisation is not taken in consideration during class and very few students has already practiced it before. Nevertheless, both teachers and students tend to agree that this little discussed topic is an important subject for musical learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91328
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao Rafael Cunha Dias.pdfRelatório de estágio9,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID