Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91322

TítuloA audição musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
Outro(s) título(s)Listening to music as a didactic strategy in the subjects of History of Culture and Arts and Musical Theory in Specialized Music Teaching
Autor(es)Ferreira, Maria Inês Ribeiro Tavares
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveAudição musical
Ciências musicais
Estratégias didáticas
Perceção auditiva
Music listening
Musicology
Didactic strategies
Earing perception
Data4-Out-2023
Resumo(s)O presente relatório versa a intervenção pedagógica realizada no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, no Ramo de Ciências Musicais, implementado na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e no Centro de Cultura Musical, nos Grupos de Recrutamento M30 (História da Cultura e das Artes) e M28 (Formação Musical) no ano académico 2021–2022. A intervenção pedagógica, de caráter investigação-ação, foi realizada com a participação de três turmas do Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano), de História da Cultura e das Artes, e de três turmas do Ensino Básico (5.º, 6.º e 9.º ano), de Formação Musical, e teve como objeto a audição musical enquanto estratégia didática das disciplinas da área das Ciências Musicais, visando, em particular, otimizar estratégias de aprendizagem ao nível da compreensão, através da audição, de perspetivas históricas, estilísticas, críticas e de perceção auditiva; promover a reflexão e o espírito crítico e competências interpretativas dos alunos no que diz respeito ao fenómeno musical e aos conteúdos das disciplinas de História da Cultura e das Artes – História da Música e Formação Musical; e criar materiais didáticos que desenvolvam as competências de audição ativa, no âmbito dos conteúdos programáticos. Para o efeito, procedeu-se à implementação de uma escuta musical ativa, designadamente, uma audição direcionada para a estrutura musical e a contextualização histórica, acompanhada de guias de audição, e da realização de exercícios de reflexão/análise crítica, durante e após a audição de um exemplo musical, e de exercícios de escrita e desenvolvimento a cerca de uma audição musical. A avaliação da intervenção, com a recurso a inquéritos por questionário aplicados aos alunos, bem como a observação e análise do comportamento, motivação e participação dos mesmos ao longo das aulas lecionadas, permitiu verificar que a audição musical, enquanto estratégia didática, contribui para o desenvolvimento de um conhecimento musical mais significativo e ativo nas disciplinas das Ciências Musicais.
This report deals with the pedagogical intervention carried out within the scope of the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Teaching, in Musicology variant, at the University of Minho, implemented at Escola Profissional e Artística do Vale do Ave and Centro de Cultura Musical, in the Recruitment Groups M30 (History of Culture and Arts) and M28 (Musical Theory), in academic year 2021–2022. The pedagogical intervention, of an action-research nature, was carried out with the participation of three classes of Secondary Education (10th, 11th and 12th grade), of History of Culture and Artes, and of three classes of Basic Education (5th, 6th, and 9th grade), of Musical Theory, and aimed at musical listening as a didactic strategy for subjects in the area of Musicology, aiming, in particular, optimize learning strategies at the level of comprehension, through listening, of historical, stylistic, critical and auditory perception perspectives; promote reflection and critical thinking and interpretative skills of students with regard to the musical phenomenon and the contents of the disciplines of History of Culture and Arts – History of Music and Musical Training; and create didactic materials that develop active listening skills, within the programmatic contents. For this purpose, active music listening was implemented, namely listening to the musical structure and historical context, accompanied by listening guides, and reflection/critical analysis exercises, during and after the audition of a musical example, and writing and development exercises about a musical audition. The evaluation of the intervention, using questionnaire surveys applied to the students, as well as the observation and analysis of the behavior, motivation and participation of the students throughout the classes taught, allowed us to verify that listening to music, as a didactic strategy, contributes to the development of a more significant and active musical knowledge in disciplines of Musicology.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Ciências Musicais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91322
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Ines Ribeiro Tavares Ferreira.pdfRelatório de estágio4,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID