Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90911

TítuloO desenvolvimento de competências de uso da Língua Portuguesa: trajetórias a partir de textos literários
Outro(s) título(s)Development of skills in the use of the portuguese language: trajectories from literary texts
Autor(es)Loures, Lia de Castro Lopo da Silva
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveCompetências da língua
Leitura
Leitura literária
Português
Literary reading
Language skills
Portuguese
Reading
Data25-Nov-2022
Resumo(s)A leitura, segundo o que está preconizado nos documentos oficiais, é importante a vários níveis. Para além do grande contributo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, capacita o leitor para comunicar com mais correção tanto ao nível da escrita, como ao nível da oralidade. Saliento, ainda, a importância da leitura reflexiva enquanto facilitadora da compreensão da realidade circundante e como mecanismo propulsor de competências de vários níveis linguísticos e culturais. O presente relatório consiste num documento realizado a partir do estudo desenvolvido durante o Estágio Pedagógico no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, em Vila Nova de Famalicão. A prática pedagógica supervisionada realizou-se no ano letivo de 2021/2022, nos meses de outubro de 2021 a junho de 2022, numa turma de décimo ano, do Curso de Ciências e Tecnologias. Neste relatório pretendo mostrar a importância do ensino da literatura como promotora de competências da língua portuguesa. Apresento algumas metodologias e atividades desenvolvidas numa turma de décimo ano que me permitiram tirar algumas conclusões relativamente ao ensino não só do domínio da Educação Literária, mas de todos os domínios da língua portuguesa. A intervenção pedagógica permitiu-me concluir que ao longo do ano letivo os alunos, face às dificuldades apresentadas, conseguiram aperfeiçoar algumas competências da língua a partir da leitura dos textos literários.
Reading, according to what is recommended in official documents, is important at various levels. In addition to contributing greatly to the development of cognitive skills, it enables the reader to communicate more accurately both in writing and orally. I would also highlight the importance of reflective reading as a facilitator of the understanding of the surrounding reality and as a mechanism to promote competences at various linguistic and cultural levels. This report is a document based on the study developed during the Pedagogical Training Course within the Masters in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary School, Vila Nova de Famalicão. The supervised pedagogical practice took place in the school year 2021/2022, from October 2021 to June 2022, in a tenth-grade class, from the Sciences and Technologies Course. In this report I intend to show the importance of teaching literature as a promoter of Portuguese language skills. I present some methodologies and activities developed in a tenth-grade class that allowed me to draw some conclusions regarding the teaching not only of Literary Education, but of all the domains of the Portuguese language. The pedagogical intervention allowed me to conclude that throughout the school year the students, in face of the difficulties presented, managed to improve some language skills from the reading of literary texts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90911
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lia de Castro Lopo da Silva Loures.pdfRelatório de estágio7,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID