Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/908

TítuloPolíticas e contextos educativos para os idosos : um estudo sociológico numa Universidade da Terceira Idade em Portugal
Autor(es)Veloso, Esmeraldina
Orientador(es)Gomes, Carlos Alberto
Data2004
Resumo(s)O presente trabalho pretende contribuir para o estudo de um diferente contexto educativo, protagonizado pelas Universidades da Terceira Idade, tendo em conta a sua emergência, o seu papel, ou funções. As Universidades da Terceira Idade e, mais globalmente, a grande temática da educação para adultos idosos são pouco conhecidas e pouco trabalhadas sociologicamente, pelo menos, em Portugal. Na área da educação de adultos, embora existam diferentes trabalhos que problematizam criticamente a política pública deste sector e os problemas com que ele se tem deparado, há a destacar que ao nível da educação para os adultos idosos pouco debate e teorização se tem concretizado no nosso país. Também ao nível da sociologia da educação não-escolar tem sido uma temática pouco explorada. Nestas circunstâncias, e a partir de uma contextualização histórica, política e sociológica, pretende-se analisar a terceira idade como uma realidade socialmente construída e a sua evolução histórica, política e social, destacando a forma como as diferentes políticas públicas a trataram e como foram sendo reconhecidos e garantidos os seus direitos, concretamente o direito à educação. Depois deste enquadramento e através de uma pesquisa inspirada nos princípios metodológicos e objectivos científicos do estudo de caso, visa-se analisar uma Universidade da Terceira Idade enquanto contexto educativo não-escolar, dando conta de algumas dinâmicas e lógicas que traduzem a forma de como os seus protagonistas percepciona m e concretiza m na prática o seu próprio projecto educativo e cultural para adultos idosos.
This work attempts to make a contribution to the study of a different educational context of the role, emergence and function of the Third Age Universities. The Third Age Universities and more broadly the issues pertaining to the education of the elderly are often unknown and sociologically unaddressed, at least in Portugal. Despite the existence of several studies that critically address the problems of State Policies in the field of Adult Education, there is a lack of both debate and theorisation of the Education of the Elderly in our country. The topic has also received little attention within the framework of the Sociology of Non-School Education. Given these circumstances and adopting an historical, political and sociological stance, the Third Age is analysed as a socially constructed reality. Also its historical, political and social evolution is analysed along with the ways State Policies have addressed and ackowledged the rights of the Third Age, namely the right to education. Within this framework and based on the research methodology and scientific principles of the Case Study , the aim of the present study is to analyse a Third Age University as a Non-School Education context. An account of some of the dynamics, logic and rationale that characterise the way through which the protagonists of this survey perceive and practice their educational and cultural projects will be given.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/908
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1 - CAPA DO CAPÍTULO I.pdf17,49 kBAdobe PDFVer/Abrir
2 - Agradecimentos.pdf6,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
3 - Resumo remodelado e actual.pdf4,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
4 - resumo tese Dina.pdf3,79 kBAdobe PDFVer/Abrir
5 - ÍNDICE.pdf12,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
6 - Índice de gráficos.pdf2,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
7 - Índice de quadros.pdf2,96 kBAdobe PDFVer/Abrir
8 - ficheiro 1introdução.pdf23,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
9 - ficheiro 2 capítulo 1.pdf73,59 kBAdobe PDFVer/Abrir
10 - ficheiro 3 capítulo 2 da p.pdf82,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
11- ficheiro 4 capítulo 2 da ppp.pdf67,8 kBAdobe PDFVer/Abrir
12- ficheiro 5 da pp.pdf66,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
13 - ficheiro 6 capítulo 2 da pp.pdf83,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
14 - De 1985 a 1995.pdf82,97 kBAdobe PDFVer/Abrir
15 - A educação de adultos e os idosos.pdf43,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
16 - A Educação de Adultos em Portugal.pdf99,46 kBAdobe PDFVer/Abrir
17 - ficheiro 7 capítulo 3 da terceira idade e educação.pdf105,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
18 - ficheiro 8 segunda parte do capítulo 3.pdf48,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
19 - ficheiro 9 capítulo 4 sobre a investigação empírica.pdf46,56 kBAdobe PDFVer/Abrir
20 - ficheiro 10 capítulo dos dados priemeira parte.pdf263,17 kBAdobe PDFVer/Abrir
21 - ficheiro 11capítulo -1 entidade enigmática.pdf39,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
22- ficheiro 12 capítulo - ser aluno ou ser professor.pdf39,15 kBAdobe PDFVer/Abrir
23 - ficheiro 13 capítulo dos dados upstairs downstairs.pdf40,11 kBAdobe PDFVer/Abrir
24 - ficheiro 14 conclusão.pdf33,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
25 - ficheiro 15 referências bibliográficas.pdf66,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
26 -GUIÃO DE ENTREVISTA U DA 3 IDADE PORTUGUESAS.pdf8,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID