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TítuloEstudo dos têxteis-lar sustentáveis, no setor da hotelaria - sustentável: a perspetiva do consumidor
Autor(es)Rosmaninho, Sara Salgado Torres
Orientador(es)Marques, António Dinis
Palavras-chaveSustentabilidade
Economia circular
Têxteis-lar sustentáveis
Hotelaria sustentável
Marketing
Sustainability
Circular economy
Sustainable home textiles
Sustainable hospitality
Data27-Dez-2023
Resumo(s)O escopo do presente estudo aborda uma análise aprofundada, acerca da utilização de têxteis-lar sustentáveis, no contexto da hotelaria sustentável e do Ecoturismo, com foco particular na ótima do consumidor final. O desenvolvimento da dissertação de mestrado, intitulada “Estudo dos Têxteis-lar Sustentáveis, no setor da Hotelaria (sustentável): A perspetiva do consumidor”, foi motivado pela necessidade de mudança em todos os setores e indústrias, em prol do meio ambiente. Todavia, o destaque pela indústria têxtil e pelo setor hoteleiro, deve-se pelo reconhecimento de ambos serem indústrias e serviços bastante poluentes. Numa era em que a responsabilidade ambiental e social, são imperativos permanentes, a indústria têxtil enfrenta a necessidade de tornar os seus processos produtivos e escolhas de matérias primas, mais transparentes e conscientes. Daí surgir, o conceito de têxteis sustentáveis, ou seja, a produção de têxteis certificados e confecionados a partir de fibras mais sustentáveis, recicláveis ou biodegradáveis e cujo a produção seja responsável e comprovada. Nesta linha de pensamento, surge também a mesma necessidade no setor hoteleiro, onde é fundamental que haja práticas de gestão sustentáveis, quer durante a sua operação, bem como antes e pós o seu serviço. Deste modo, o presente estudo interliga ambos os mercados através do conceito de têxteis-lar sustentáveis, visando compreender quantitativamente, de que forma a adoção deste conceito pelo setor hoteleiro, influência a perspetiva do consumidor final. Assim, esta pesquisa quantitativa, procura entender a sensibilidade dos hóspedes quanto à introdução de têxteis para lar, isto é, lençóis, toalhas, roupões, entre outros, que sejam sustentáveis. Por conseguinte, o desenvolvimento inicia-se com a compreensão teórica dos temas relevantes para o estudo, seguida da definição da metodologia adequada para a interpretação da investigação, recorrendo à recolha de resultados através de um inquérito e por fim, a análise da amostra em prol de cumprir uma conclusão final que motivou o desenvolvimento deste tema.
The scope of this study deals with an in-depth analysis of sustainable home textiles' use in sustainable hospitality and ecotourism, with a particular focus on the optimum end consumer. The development of the master's thesis, entitled "Study of Sustainable Home Textiles in the (Sustainable) Hospitality Sector: The Consumer's Perspective", was motivated by the need for change in all sectors and industries, in favor of the environment. However, the emphasis on the textile and hotel sectors is due to the recognition that both are highly polluting sectors. In an era in which environmental and social responsibility are permanent imperatives, the textile industry faces the need to make its production processes and choices of raw materials more transparent and conscious. Hence the concept of sustainable textiles, i.e., certified textiles made from more sustainable, recyclable, or biodegradable fibers and whose production is responsible and proven. In this line of thought, the same need also arises in the hotel sector, where it is essential to have sustainable management practices, both during its operation and before and after its service. This study therefore interconnects both markets through the concept of sustainable home textiles, with the aim of gaining a quantitative understanding of how the adoption of this concept by the hotel sector influences the perspective of the end consumer. This quantitative research seeks to understand guests' sensitivity to the introduction of sustainable home textiles, i.e. sheets, towels, and dressing gowns, among others. Therefore, the development begins with a theoretical understanding of the themes relevant to the study, followed by the definition of the appropriate methodology for the interpretation of the research, using the collection of results through a survey, and finally, the analysis of the sample in order to fulfill a final conclusion that motivated the development of this theme.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88380
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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