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dc.contributor.authorMarques, Aldinapor
dc.contributor.editorFuentes Rodríguez, Catalinapor
dc.contributor.editorBrenes Peña, Esterpor
dc.date.accessioned2024-01-22T09:21:03Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationMarques, M. A. (2023) ¿Sabe, señor ministro? Usos argumentativos del verbo saber en el parlamento portugués. In Fuentes Rodríguez, C. & Brenes Peña, E. (Ed.). Macrosintaxis y pragmática del discurso persuasivo (pp. 51-69). Navarra: EUNSApor
dc.identifier.isbn978-84-313-3893-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88230-
dc.description.abstractOs debates parlamentares são constitutivamente agonais (Marques, 2000). A tensão entre adversários mostra-se nas escolhas linguísticas feitas pelos interlocutores, que ganham um valor argumentativo explícito. O verbo saber, pelas características semântico-pragmáticas que possui, é, nos seus usos alocutivos, uma escolha de todos os intervenientes, independentemente do grupo parlamentar (ou governo) a que pertençam. Partimos da hipótese de que as características de género dos debates parlamentares favorecem a escolha destas formas verbais que assumem diferentes funções na construção da argumentação no discurso. O objetivo do presente trabalho é determinar os valores dos usos da forma de alocução “sabe”, em debates parlamentares portugueses e o contributo que traz à construção argumentativa desses discursos. Como dados de análise, selecionámos debates parlamentares portugueses ocorridos entre 2016 e 2022, publicados no Diário da Assembleia da República Portuguesa. A abordagem teórica, pragmático-discursiva, é qualitativa (Martelota & Leitão (1998), complementada por alguns procedimentos quantitativos. Para a análise, em particular, identificamos os contextos sintático-pragmáticos de ocorrência da forma alocutiva sabe. Na determinação dos seus funcionamentos discursivos, são relevantes, para além dos valores semânticos do verbo saber, como a factitividade, a distribuição das formas no enunciado e os atos ilocutórios realizados. Sabe mostra ser uma forma multifuncional. Está ao serviço da construção da interação, convocando explicitamente o alocutário-destinatário; focaliza ou intensifica os atos de crítica realizados; implica o adversário-alocutário na verdade do ato assertivo realizado; contribui para a organização sequencial do texto/discursopor
dc.language.isospapor
dc.publisherEdiciones Universidad de Navarrapor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDebate político parlamentarpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPragmáticapor
dc.subjectVerbo saberpor
dc.titleSabe, señor ministro? Usos argumentativos del verbo saber en el parlamento portuguéspor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage51por
oaire.citationEndPage69por
rcaap.embargofctcompromissos editoriaispor
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.bookTitleMacrosintaxis y pragmática del discurso persuasivopor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
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