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TítuloÀ semelhança de Goodman
Autor(es)Moura, Vítor
Palavras-chaveEstética
Teoria da imagem
Data2023
EditoraBookbuilders
Citação“À semelhança de Goodman”, in Quando há arte! Ensaios de homenagem a Maria do Carmo d’Orey, Lisboa: Bookbuilders, 2023, 119-134
Resumo(s)Este texto apresenta-se como um levantamento das principais linhas de força da crítica goodmaniana à semelhança como fundamento da imagem e de como, no seu conjunto, elas ajudaram a consolidar estes três problemas fundamentais como uma espécie de provas eliminatórias, que qualquer candidato a teoria da imagem deverá ser capaz de superar. Ao mesmo tempo, interrogaremos o alcance das objecções de Goodman à luz de algumas das contribuições contemporâneas para a sua superação. Iremos dividir as críticas de Goodman à noção de semelhança em dois grandes grupos. Em primeiro lugar, aquelas que contestam a semelhança como condição necessária à existência de representações pictóricas, nomeadamente, pela demonstração de que existem entidades a que poderemos chamar, com propriedade, de “imagens” e que não se baseiam em qualquer relação de semelhança. Em segundo lugar, o ataque à semelhança enquanto condição suficiente para a existência de uma representação pictórica, através da apresentação de contraexemplos de objectos que, apesar de semelhantes a outros objectos, não se qualificam como imagens destes.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoDOI Livro 10.21747/9789898973610/quan
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88075
ISBN978-989-8973-61-0
Versão da editorahttps://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19769.pdf
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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Quando há arte!.pdf
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