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https://hdl.handle.net/1822/88075
Título: | À semelhança de Goodman |
Autor(es): | Moura, Vítor |
Palavras-chave: | Estética Teoria da imagem |
Data: | 2023 |
Editora: | Bookbuilders |
Citação: | “À semelhança de Goodman”, in Quando há arte! Ensaios de homenagem a Maria do Carmo d’Orey, Lisboa: Bookbuilders, 2023, 119-134 |
Resumo(s): | Este texto apresenta-se como um levantamento das principais linhas de força da crítica goodmaniana à semelhança como fundamento da imagem e de como, no seu conjunto, elas ajudaram a consolidar estes três problemas fundamentais como uma espécie de provas eliminatórias, que qualquer candidato a teoria da imagem deverá ser capaz de superar. Ao mesmo tempo, interrogaremos o alcance das objecções de Goodman à luz de algumas das contribuições contemporâneas para a sua superação. Iremos dividir as críticas de Goodman à noção de semelhança em dois grandes grupos. Em primeiro lugar, aquelas que contestam a semelhança como condição necessária à existência de representações pictóricas, nomeadamente, pela demonstração de que existem entidades a que poderemos chamar, com propriedade, de “imagens” e que não se baseiam em qualquer relação de semelhança. Em segundo lugar, o ataque à semelhança enquanto condição suficiente para a existência de uma representação pictórica, através da apresentação de contraexemplos de objectos que, apesar de semelhantes a outros objectos, não se qualificam como imagens destes. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | DOI Livro 10.21747/9789898973610/quan |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88075 |
ISBN: | 978-989-8973-61-0 |
Versão da editora: | https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19769.pdf |
Acesso: | Acesso restrito autor |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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