Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8788
Título: | Desenvolvimento do conceito de motor sobre-expandido : análise teórica, numérica e experimental |
Autor(es): | Martins, Jorge Ribeiro, Bernardo Sousa |
Palavras-chave: | Motores de combustão interna Ciclo sobre-expandido Rendimento Ciclo Miller |
Data: | 23-Out-2007 |
Editora: | Pontifícia Universidad Católica del Perú |
Citação: | MARTINS, Jorge; RIBEIRO, Bernardo Sousa - Desenvolvimento do conceito de motor sobre-expandido : análise teórica, numérica e experimental. In CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA (CIBIM), 8, Cusco, Peru, 2007 – “8º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica (CIBIM8)” [Em linha]. [Perú : Pontifícia Universidad Católica, 2007]. [Consult. 13 Mar. 2009]. Disponível em: http://209.85.129.132/search?q=cache:UtIw5-8h3PEJ:www.pucp.edu.pe/congreso/cibim8/memoria.html+%22ISBN+978-9972-2885-3-1%22&cd=7&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt. ISBN 978-9972-2885-3-1. |
Resumo(s): | Os motores de combustão interna de ciclo Diesel têm, convencionalmente, maior rendimento que os motores de ignição comandada. Porém, é possível, com recurso a técnicas de variação de abertura de válvulas e de variação de taxa de compressão, aumentar o rendimento de motores de ignição comandada para valores superiores aos dos motores Diesel. Este trabalho relata o potencial de alteração do vulgar ciclo Otto para outros ciclos de ignição comandada com elevado rendimento, mesmo superior ao do ciclo Diesel. Esta demonstração é feita de 3 modos: pelo recurso à termodinâmica base; usando modelação de funcionamento de motores; e por testes laboratoriais, usando um motor Diesel que é convertido em ciclo Otto, ao qual se varia a duração de abertura da válvula de admissão e o valor da taxa de compressão. Prova-se, em todos os 3 modos (teórico, numérico e experimental), que o motor de ignição comandada de ciclo sobre-expandido com variação da taxa de compressão é o que proporciona maior rendimento. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8788 |
ISBN: | 978-9972-2885-3-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DEM - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Motor Miller.pdf | 813,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |