Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8788

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dc.contributor.authorMartins, Jorge-
dc.contributor.authorRibeiro, Bernardo Sousa-
dc.date.accessioned2009-03-13T14:41:18Z-
dc.date.available2009-03-13T14:41:18Z-
dc.date.issued2007-10-23-
dc.identifier.citationMARTINS, Jorge; RIBEIRO, Bernardo Sousa - Desenvolvimento do conceito de motor sobre-expandido : análise teórica, numérica e experimental. In CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA (CIBIM), 8, Cusco, Peru, 2007 – “8º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica (CIBIM8)” [Em linha]. [Perú : Pontifícia Universidad Católica, 2007]. [Consult. 13 Mar. 2009]. Disponível em: http://209.85.129.132/search?q=cache:UtIw5-8h3PEJ:www.pucp.edu.pe/congreso/cibim8/memoria.html+%22ISBN+978-9972-2885-3-1%22&cd=7&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt. ISBN 978-9972-2885-3-1.en
dc.identifier.isbn978-9972-2885-3-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8788-
dc.description.abstractOs motores de combustão interna de ciclo Diesel têm, convencionalmente, maior rendimento que os motores de ignição comandada. Porém, é possível, com recurso a técnicas de variação de abertura de válvulas e de variação de taxa de compressão, aumentar o rendimento de motores de ignição comandada para valores superiores aos dos motores Diesel. Este trabalho relata o potencial de alteração do vulgar ciclo Otto para outros ciclos de ignição comandada com elevado rendimento, mesmo superior ao do ciclo Diesel. Esta demonstração é feita de 3 modos: pelo recurso à termodinâmica base; usando modelação de funcionamento de motores; e por testes laboratoriais, usando um motor Diesel que é convertido em ciclo Otto, ao qual se varia a duração de abertura da válvula de admissão e o valor da taxa de compressão. Prova-se, em todos os 3 modos (teórico, numérico e experimental), que o motor de ignição comandada de ciclo sobre-expandido com variação da taxa de compressão é o que proporciona maior rendimento.en
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - POCI/ENR/59168/2004, POCI/EME/59186/2004.en
dc.language.isoporen
dc.publisherPontifícia Universidad Católica del Perúen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectMotores de combustão internaen
dc.subjectCiclo sobre-expandidoen
dc.subjectRendimentoen
dc.subjectCiclo Milleren
dc.titleDesenvolvimento do conceito de motor sobre-expandido : análise teórica, numérica e experimentalen
dc.typeconferencePaperen
Aparece nas coleções:DEM - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

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