Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87627

TítuloMiguel Torga: o chão e o verbo
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveMiguel Torga
Literatura Portuguesa do século XX
Biografia
Autobiografia
Exposição
Portugal
Data2014
EditoraEspaço Miguel Torga
CitaçãoSousa, Carlos Mendes de, Miguel Torga: o chão e o verbo, Sabrosa, C. M. Sabrosa/ Espaço Miguel Torga, 2014, 400 pp.
Resumo(s)Na sua função de catálogo, este livro opera um registo da exposição sobre Miguel Torga, mas como documento prolonga-a necessariamente. A ordenação de uma vida, a partir dos dados exteriores, impõe-se numa mostra amplificadora como a que aqui se apresenta no Espaço Miguel Torga. O itinerário apoiado na linha do tempo pode ser a primeira porta de acesso à exposição. Nas suas etapas mais significativas, dar-se-á a conhecer o trajecto delineado pela vida e pela obra de Torga, revelando-se, deste modo, a extensão e a coerência do percurso de um dos maiores escritores de língua portuguesa do século XX. Pretendendo que a presente mostra sirva de ponto de partida para um conhecimento efectivo da obra torguiana, optou-se pela inclusão de excertos do próprio autor no painel da cronologia, a enquadrar situações, a revelar momentos e lugares, a conduzir, enfim, ao caminho da leitura. A impossibilidade manifesta de se conter uma vida e uma obra numa sequência de acontecimentos, como aquela que é oferecida pela tábua cronológica, conduziu à apresentação de outros núcleos expositivos. Uma proliferação de zonas temáticas acabou por convergir em três eixos aglutinadores: o retrato, a terra, a escrita. E se a vida não é um fluxo ininterrupto, na reunião de peças soltas das três secções não deixou de actuar um pregnante sentido estruturador: dentro de cada secção, os fragmentos surgem sequencializados. A oportunidade dada ao visitante de traçar percursos decorre da intrínseca diversidade rítmica que norteou a exposição e que se sustenta nas conexões possíveis entre os diferentes núcleos. Alguns dos tópicos biobibliográficos colocados em evidência na cronologia serão reencontrados nos outros painéis, oferecendo-se, assim, a possibilidade de uma aproximação feita de pausas, de avanços e de recuos. Os painéis temáticos (“Retrato”, “O chão e o verbo I”, “O chão e o verbo II”) apresentam alguns testemunhos e depoimentos críticos sobre Torga, mas propõem-nos essencialmente as palavras do autor. Também este caminho se impôs: apresentar os versos e as reflexões do escritor sobre si mesmo, sobre as suas obsessões, sobre a própria criação.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87627
ISBN978-972-98441-5-7
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miguel Torga - O chão e o verbo.pdf14,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID