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https://hdl.handle.net/1822/87576
Título: | O efeito das emoções no julgamento moral e na intenção de denúncia dos contabilistas certificados |
Outro(s) título(s): | The effect of emotions on moral judgment and intention to whistleblowing for certified accountants |
Autor(es): | Lopes, Andreia Pereira |
Orientador(es): | Caria, Ana |
Palavras-chave: | Fraude Whistleblowing Earnings management Emoções Tomada de decisão ética Fraud Emotions Ethical decision making |
Data: | 7-Dez-2023 |
Resumo(s): | A fraude é considera um problema económico e social, com efeitos adversos para as
diferentes partes interessadas. Os casos de fraude que ocorreram a nível mundial envolveram
diversos profissionais, destacando-se os profissionais de contabilidade. Como consequência, os
escândalos contabilísticos, como é o caso das empresas americanas Enron e Wordcom,
contribuíram para uma maior preocupação face à conduta ética dos profissionais de contabilidade
e para uma maior exigência quanto à representação fidedigna, transparência e plenitude das
informações divulgadas por estes profissionais.
No seguimento da fraude e dos escândalos financeiros, surgem as ações de denúncia
interna e externa – whistleblowing – como principal fator de mitigação. A expressão whistleblowing
tem sido incluída por várias jurisdições nas recentes medidas legislativas, sendo o seu objetivo
principal o de proteger as pessoas que revelam ilegalidades no seio de uma organização ou
relativamente a uma atividade.
Adicionalmente, considerando que as emoções evocam certos padrões de ação e decisão,
e que estudos anteriores acerca de fraudes contabilísticas confirmaram a presença das emoções
no processo de tomada de decisão ética, o presente estudo envolveu estas duas temáticas, tendo
como principal objetivo analisar o efeito das emoções no julgamento moral e na intenção de
denúncia dos contabilistas certificados, face a comportamentos de manipulação de resultados.
Neste sentido, considerou-se as emoções de alívio, satisfação e arrependimento já analisadas
pelos investigadores Clements & Shawver (2015), o modelo de ação moral de Rest (1986) para
explorar a tomada de decisão ética e a definição dos cinco níveis de earnings management que
formam um continnum de Stice & Stice (2006), para os cenários apresentados aos inquiridos.
O estudo empírico foi realizado através da metodologia de inquérito por questionário, em
formato online, concorrendo para a amostra do estudo 153 Contabilistas Certificados portugueses.
Os resultados forneceram evidências de que o julgamento moral e a intenção para denunciar
determinadas ações antiéticas proporciona alívio e satisfação. Para a emoção arrependimento não
se encontraram evidências. Fraud is considered an economic and social problem, with adverse effects on different stakeholders. The cases of fraud that occurred worldwide involved several professionals, particularly accounting professionals. Consequently, accounting scandals, such as the case of the american companies Enron and Wordcom, contributed to greater concern regarding the ethical conduct of accounting professionals and to greater demands regarding the faithful representation, transparency and completeness of the information disclosed by them professionals. In the wake of fraud and financial scandals, internal and external reporting actions – whistleblowing – emerge as the main mitigating factor. The expression whistleblowing has been referred to in several jurisdictions in recent legislative measures, with its main objective being to protect people who reveal illegalities within an organization or in relation to an activity. Additionally, considering that emotions evoke certain patterns of action and decision, and that previous studies involving accounting fraud confirmed the presence of emotions in the ethical decision-making process, the presentstudy involved different themes, with the main objective being to analyze the effect of emotions in the moral judgment and intention of reporting by certified accountants in the face of earnings manipulation behavior. In this sense, we considered the emotions of relief, satisfaction and regret already analyzed by researchers Clements & Shawver (2015), Rest's (1986) model of moral action to explore ethical decision-making and the definition of the five levels of earnings management that form a continuum of Stice & Stice (2006), for the scenarios presented to respondents. The empirical study was carried out using a questionnaire survey methodology, in an online format, with 153 Portuguese Certified Accountants participating in the study sample. The results provided evidence that moral judgment and the intention to report certain unethical actions provides relief and satisfaction. There is no evidence for the emotion regret. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87576 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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