Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/87382

Title[Sobre] O crime do professor de matemática [de Clarice Lispector]
Author(s)Sousa, Carlos Mendes de
KeywordsClarice Lispector
Laços de Família
Contos
Ficção brasileira moderna
Culpa
Duplos
Issue date2009
PublisherRocco
Citation[Sobre "O crime do professor de matemática” de Clarice Lispector], in Clarice na cabeceira, Teresa Montero (org.), Rio de Janeiro, Rocco, 2009, pp. 77-80.
Abstract(s)No início de “O crime do professor de matemática”, o trajecto do homem suscita interpretações simbólicas. Antes de mais, o afastamento em relação à comunidade e a subida até ao ponto mais elevado da colina. Depois, o relevo concedido ao olhar e aos modos de ver, complementados pelo motivo da miopia (recorde-se o gesto repetido de pôr e tirar os óculos). Anuncia-se aqui uma operação que, em tudo, aponta para as consequências de uma visão em profundidade. O conto revela um dos eixos nucleares da obra de Clarice – a relação entre o humano e o animal – e confronta-nos com uma das mais violentas percepções subterrâneas deste universo literário: o território da culpa.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87382
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sobre o crime do professor de matemática.pdf2,65 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID