Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/87362

TitleModo de ler: acender um texto de amor nos ouvidos
Author(s)Sousa, Carlos Mendes de
KeywordsPoesia
Poesia Portuguesa Moderna e contemporânea
Luís Miguel Nava
Ensaio
Issue date2004
PublisherAssírio & Alvim
CitationSousa, Carlos Mendes de, “Modo de ler: acender um texto de amor nos ouvidos”, prefácio ao livro de Luís Miguel Nava, Ensaios Reunidos, Lisboa, Assírio & Alvim, 2004, pp. 7-14.
Abstract(s)Luís Miguel Nava organizou o presente volume de ensaios, em 1994, ordenando-o tal como agora se apresenta aos leitores. Contrariedades várias, entre as quais a extinção da editora onde haviam sido entregues os originais, fizeram com que o livro acabasse por não ser publicado em vida do autor. Nos "Ensaios reunidos", observa-se uma expressiva intencionalidade na divisão ternária. Na primeira parte — que não é propriamente uma introdução —, a partir de três exemplos de criadores estrangeiros, abre-se a reflexão sobre o poético. Na parte central, como se de um desenvolvimento se tratasse, há uma concentração essencial no corpus da poesia portuguesa moderna e contemporânea. A terceira parte congloba um só texto sobre o pintor Francis Bacon, nome que repercute como familiar para os conhecedores da poesia de Luís Miguel Nava e imediatamente deixa adivinhar as razões do destaque.
TypePreface
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87362
ISBN972-37-0981-3
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modo de ler - acender um texto de amor nos ouvidos.pdf4,53 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID