Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87210
Título: | Formação em mediação: perceção de ex-estudantes do Mestrado em Mediação Educacional |
Autor(es): | Fernandes, Patrícia Guiomar Sousa Leite, Gabriela |
Palavras-chave: | Portugal Formação Mestrado Recém-formados Mediação |
Data: | 2023 |
Editora: | UMinho Editora |
Citação: | Guiomar, P., & Leite, G. (2023). Formação em mediação: Perceção de ex-estudantes do mestrado em mediação educacional. In A. M. C. Silva, P. Guiomar, S. Cunha & I. Macedo (Eds.), (Re)Pensar a formação em mediação: Contributos nacionais e internacionais, pp. 65–80. UMinho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.78.5 |
Resumo(s): | Em Portugal, a mediação tem tido um percurso ambíguo, em parte, devido às diversas e distintas opções de formação disponibilizadas na área, quer de natureza breve e intensiva, quer ao nível universitário e não universitário. É, por isso, emergente refletir sobre os tipos de formação existente no âmbito da mediação e perceber como estes podem e devem ser (re)estruturados por forma a garantir a qualidade, adequação e pertinência da atuação profissional dos mediadores face aos desafios sociais atuais. Perante este cenário, neste artigo analisam-se as perceções de ex-estudantes de um mestrado em mediação relativamente ao que estes consideram da sua formação e aspetos a repensar para garantir a qualidade da sua intervenção. Privilegiou-se uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa junto de 14 participantes recém-formados. Foi aplicado o inquérito como instrumento de recolha de dados. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise temática. Os principais resultados revelam que os ex-estudantes se interessaram pelo mestrado devido à pertinência do plano curricular e às potencialidades da mediação aos níveis social e profissional. Na perspetiva destes, o mestrado está bem organizado, no entanto, consideram necessário aprofundar os conteúdos existentes, assim como adicionar temáticas relacionadas com a comunicação, educação emocional e multiculturalidade. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87210 |
e-ISBN: | 978-989-9074-15-6 |
DOI: | 10.21814/uminho.ed.78.5 |
Versão da editora: | https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/78 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters UMinho Editora - Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4.Formação+em+Mediação_Perceção+de+Ex-Estudantes.pdf | PT | 1,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons