Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87210
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Patrícia Guiomar Sousa | por |
dc.contributor.author | Leite, Gabriela | por |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T09:04:07Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T09:04:07Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Guiomar, P., & Leite, G. (2023). Formação em mediação: Perceção de ex-estudantes do mestrado em mediação educacional. In A. M. C. Silva, P. Guiomar, S. Cunha & I. Macedo (Eds.), (Re)Pensar a formação em mediação: Contributos nacionais e internacionais, pp. 65–80. UMinho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.78.5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/87210 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal, a mediação tem tido um percurso ambíguo, em parte, devido às diversas e distintas opções de formação disponibilizadas na área, quer de natureza breve e intensiva, quer ao nível universitário e não universitário. É, por isso, emergente refletir sobre os tipos de formação existente no âmbito da mediação e perceber como estes podem e devem ser (re)estruturados por forma a garantir a qualidade, adequação e pertinência da atuação profissional dos mediadores face aos desafios sociais atuais. Perante este cenário, neste artigo analisam-se as perceções de ex-estudantes de um mestrado em mediação relativamente ao que estes consideram da sua formação e aspetos a repensar para garantir a qualidade da sua intervenção. Privilegiou-se uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa junto de 14 participantes recém-formados. Foi aplicado o inquérito como instrumento de recolha de dados. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise temática. Os principais resultados revelam que os ex-estudantes se interessaram pelo mestrado devido à pertinência do plano curricular e às potencialidades da mediação aos níveis social e profissional. Na perspetiva destes, o mestrado está bem organizado, no entanto, consideram necessário aprofundar os conteúdos existentes, assim como adicionar temáticas relacionadas com a comunicação, educação emocional e multiculturalidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UMinho Editora | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Mestrado | por |
dc.subject | Recém-formados | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.title | Formação em mediação: perceção de ex-estudantes do Mestrado em Mediação Educacional | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/78 | por |
dc.comments | Adicionar também nas coleções da UMinho Editora | por |
oaire.citationStartPage | 65 | por |
oaire.citationEndPage | 80 | por |
dc.identifier.doi | 10.21814/uminho.ed.78.5 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-9074-15-6 | por |
sdum.bookTitle | (Re)Pensar a formação em mediação: contributos nacionais e internacionais | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters UMinho Editora - Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4.Formação+em+Mediação_Perceção+de+Ex-Estudantes.pdf | PT | 1,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons