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https://hdl.handle.net/1822/8677
Título: | Direitos humanos, justiça e educação |
Autor(es): | Estêvão, Carlos V. |
Palavras-chave: | Educação Direitos humanos Justiça social Democracia Education Globalization Human rights Justice |
Data: | 2006 |
Editora: | Edições Afrontamento |
Revista: | Educação e Pesquisa |
Citação: | “Educação Sociedade e Culturas”. ISSN 0872-7643. 25 (2006) 43-81. |
Resumo(s): | Aborda-se neste trabalho a metanarrativa dos direitos humanos, realçando algumas perspectivas que procuram enquadrá-la e que vão num sentido ora mais universalista, ora mais diferencialista, ora mais conciliador. Num segundo momento, a problemática dos direitos humanos é retomada, mas agora a partir de um enquadramento em que o conceito de democracia ganha centralidade, sobretudo quando interpretado na sua vertente deliberativa e comunicativa. Do mesmo modo, a educação aparece interpelada face aos seus contributos para a justiça e os direitos humanos, destacando-se particularmente a dialectologia da justiça e dos direitos na «ordem escolar». O artigo termina com uma reflexão sobre outras exigências e implicações dos direitos humanos e da educação na era da globalização. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8677 |
DOI: | 10.1590/S1517-97022006000100006 |
ISSN: | 0872-7643 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Direitos Humanos, Justiça e Educação CVE 02.opd.pdf | Artigo- Direitos Humanos, Justiça e Educação. | 2,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |