Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8676

TitleO ensino das ciências em escolas do 1ºCEB do concelho da Guarda
Author(s)Ferreira, Maria Eduarda
Reis, Carlos F.
Bento, F.
Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça Simões de
Issue date2005
PublisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitationESTRELA, A. ; MENDES, P. S. ; CHOURIÇO, J. C., org. – “O estado da arte em Ciências da Educação”. Porto : Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2005. p. 47-58.
Abstract(s)Neste trabalho pretende-se analisar as atitudes dos professores em relação aos princípios orientadores, objectivos gerais e específicos do programa do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) referentes às atitudes científicas e ambientais a desenvolver. Discutem-se também os fundamentos pedagógicos do ensino das ciências que devem enformar a formação de professores do 1º CEB. Com este propósito fez-se um levantamento das práticas pedagógicas que enquadram a área do estudo do meio no 1º CEB e em particular aquelas que se centram na formação científica e na relação indivíduo-ambiente. O nosso estudo exploratório centrou-se na percepção e atitudes dos professores do 1º CEB, tendo-se para o efeito considerado 8 escolas do Concelho da Guarda, onde decorrem os estágios pedagógicos, tendo sido distribuído um questionário sobre as práticas da educação científica e ambiental neste nível de ensino. Os resultados referem-se a uma amostra de 29 sujeitos que manifestaram uma atitude positiva de reconhecimento dos objectivos de educação científica e ambiental constantes na área do estudo do meio. Confirmou-se que os nossos professores conhecem esses objectivos e valorizam a sua importância. Não encontrámos discriminação entre o tipo de actividades, “papel e lápis” vs experimentação ou entre o tipo de materiais comuns vs incomuns. A idade e tempo de serviço também não tem influência significativa nos resultados. Do ponto de vista atitudinal, os professores parecem preocupar-se com o ensino-aprendizagem destas temáticas, pelo que um estudo subsequente sobre as suas efectivas actividades no terreno parece impor-se, com vista a avaliar-se melhor as (eventuais) contradições entre a teoria e a prática dos professores deste nível de ensino.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8676
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensino Ciencias no 1 CEB.pdfArtigo211,78 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID