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https://hdl.handle.net/1822/8676
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Maria Eduarda | - |
dc.contributor.author | Reis, Carlos F. | - |
dc.contributor.author | Bento, F. | - |
dc.contributor.author | Tracana, Rosa Branca | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2009-01-30T17:04:49Z | - |
dc.date.available | 2009-01-30T17:04:49Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ESTRELA, A. ; MENDES, P. S. ; CHOURIÇO, J. C., org. – “O estado da arte em Ciências da Educação”. Porto : Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2005. p. 47-58. | en |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/8676 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretende-se analisar as atitudes dos professores em relação aos princípios orientadores, objectivos gerais e específicos do programa do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) referentes às atitudes científicas e ambientais a desenvolver. Discutem-se também os fundamentos pedagógicos do ensino das ciências que devem enformar a formação de professores do 1º CEB. Com este propósito fez-se um levantamento das práticas pedagógicas que enquadram a área do estudo do meio no 1º CEB e em particular aquelas que se centram na formação científica e na relação indivíduo-ambiente. O nosso estudo exploratório centrou-se na percepção e atitudes dos professores do 1º CEB, tendo-se para o efeito considerado 8 escolas do Concelho da Guarda, onde decorrem os estágios pedagógicos, tendo sido distribuído um questionário sobre as práticas da educação científica e ambiental neste nível de ensino. Os resultados referem-se a uma amostra de 29 sujeitos que manifestaram uma atitude positiva de reconhecimento dos objectivos de educação científica e ambiental constantes na área do estudo do meio. Confirmou-se que os nossos professores conhecem esses objectivos e valorizam a sua importância. Não encontrámos discriminação entre o tipo de actividades, “papel e lápis” vs experimentação ou entre o tipo de materiais comuns vs incomuns. A idade e tempo de serviço também não tem influência significativa nos resultados. Do ponto de vista atitudinal, os professores parecem preocupar-se com o ensino-aprendizagem destas temáticas, pelo que um estudo subsequente sobre as suas efectivas actividades no terreno parece impor-se, com vista a avaliar-se melhor as (eventuais) contradições entre a teoria e a prática dos professores deste nível de ensino. | en |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - POCTI/CED/44187/2002. | en |
dc.description.sponsorship | European Project FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015. | en |
dc.language.iso | por | en |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | en |
dc.rights | openAccess | en |
dc.title | O ensino das ciências em escolas do 1ºCEB do concelho da Guarda | en |
dc.type | conferencePaper | en |
dc.peerreviewed | yes | en |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ensino Ciencias no 1 CEB.pdf | Artigo | 211,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |