Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/86644

TitleO aço demasiado agudo da minha lâmina de vida
Other titlesO aço demasiado agudo da minha lâmina de vida [Um sopro de Vida", Clarice Lispector]
Author(s)Sousa, Carlos Mendes de
KeywordsClarice Lispector
Um Sopro de Vida
Livro póstumo
Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea
Issue date2020
PublisherRocco
CitationSousa, Carlos Mendes de, “O aço demasiado agudo da minha lâmina de vida”, Posfácio a “Um Sopro de Vida” de Clarice Lispector, Rio de Janeiro, Rocco, 2020, pp. 177-190.
Abstract(s)Quando em 1978, um ano após a morte de Clarice, Um sopro de vida chegou às livrarias, os seus leitores puderam reconhecer nele a presença de uma personagem que, quatro anos antes, aparecera num conto publicado em Onde estivestes de noite. Agora, no livro póstumo, o personagem Ângela Pralini ganha um destaque e uma vida maiores. A invenção de Ângela é o ponto de arranque do livro – “O que a nossa imaginação cria se parece com o processo que Deus tem de criar.” À semelhança do relato do Génesis, o criador molda a criatura e dá-lhe vida com o seu sopro: “também eu uso meu sopro e invento Ângela Pralini e faço-a mulher. Mulher linda.” Ângela nasce de uma urgência. Ela impõe-se ao “Autor”, mas no fundo é ele mesmo que necessita absolutamente desse desdobramento para se entender a si mesmo, para se reconduzir ao um. Muitas das falas deste personagem, em suas dúvidas e perplexidades, vão no sentido desse questionamento feito diante do leitor, pois este como que é chamado a testemunhar.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86644
ISBN978-65-5532-020-6
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O aço demasiado agudo.pdf4,38 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID