Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86104

TítuloQualidade das interações adulto-criança e envolvimento das crianças em contexto de creche
Outro(s) título(s)Quality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery context
Autor(es)Teixeira, Ana Filipa Barros
Orientador(es)Soares, Isabel
Bento, Gabriela
Palavras-chaveInterações adulto-criança
Creche
Apoio emocional
Estimulação em casa
Envolvimento
Adult-child interactions
Nursery
Emotional support
Household stimulation
Engagement
Data6-Jul-2023
Resumo(s)A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a vários resultados positivos nas crianças. As interações adulto-criança têm uma grande influência na trajetória desenvolvimental das crianças nos primeiros anos de vida. O apoio emocional dos profissionais de educação de infância e a estimulação em casa por parte dos cuidadores têm consequências positivas nas crianças, nomeadamente nos níveis mais elevados de envolvimento nas atividades. O envolvimento é uma condição necessária e essencial para a aprendizagem das crianças. Com o objetivo de explorar a relação entre a qualidade das interações adulto-criança e o envolvimento das crianças em contexto de creche, os dados foram recolhidos através do Classroom Assessment Scoring System, do Questionário de Estimulação em Casa e do Individual Child Engagement Record. A amostra envolve 111 crianças dos 12 aos 36 meses e 32 profissionais de educação de infância. Os resultados mostram que o apoio emocional dos profissionais se correlaciona positivamente com o envolvimento das crianças em contexto de creche, mas não evidenciaram que a estimulação em casa está relacionada com o envolvimento das crianças nas atividades em creche. Este estudo evidencia a importância de ambientes educativos de elevada qualidade para crianças com menos de 3 anos de idade.
The quality of nursery education has been associated with several positive results on children. Adult-child interactions have a great influence on the developmental trajectory of children in the early years of life. Emotional support of childhood education professionals and household stimulation by caregivers have positive consequences in children, in particular in higher levels of engagement in activities. Engagement is a necessary and essential condition for children’s learning. With the goal of exploring the relation between the quality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery context, data was collected through the Classroom Assessment Scoring System, the Home Stimulation Questionnaire, and the Individual Child Engagement Record. The sample involves 111 children from 12 to 36 months and 32 childhood education professionals. The results show that the emotional support of the professionals correlates positively with the engagement of children in the context of nursery, but do not verify that household stimulation is related to children’s engagement in activities. This study emphasizes the importance of high-quality learning environments in children under 3 years of age.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86104
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Barros Teixeira.pdfDissertação de Mestrado242,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID