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dc.contributor.advisorSoares, Isabelpor
dc.contributor.advisorBento, Gabrielapor
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Filipa Barrospor
dc.date.accessioned2023-08-11T13:11:50Z-
dc.date.available2024-07-06T06:00:28Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86104-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescênciapor
dc.description.abstractA qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a vários resultados positivos nas crianças. As interações adulto-criança têm uma grande influência na trajetória desenvolvimental das crianças nos primeiros anos de vida. O apoio emocional dos profissionais de educação de infância e a estimulação em casa por parte dos cuidadores têm consequências positivas nas crianças, nomeadamente nos níveis mais elevados de envolvimento nas atividades. O envolvimento é uma condição necessária e essencial para a aprendizagem das crianças. Com o objetivo de explorar a relação entre a qualidade das interações adulto-criança e o envolvimento das crianças em contexto de creche, os dados foram recolhidos através do Classroom Assessment Scoring System, do Questionário de Estimulação em Casa e do Individual Child Engagement Record. A amostra envolve 111 crianças dos 12 aos 36 meses e 32 profissionais de educação de infância. Os resultados mostram que o apoio emocional dos profissionais se correlaciona positivamente com o envolvimento das crianças em contexto de creche, mas não evidenciaram que a estimulação em casa está relacionada com o envolvimento das crianças nas atividades em creche. Este estudo evidencia a importância de ambientes educativos de elevada qualidade para crianças com menos de 3 anos de idade.por
dc.description.abstractThe quality of nursery education has been associated with several positive results on children. Adult-child interactions have a great influence on the developmental trajectory of children in the early years of life. Emotional support of childhood education professionals and household stimulation by caregivers have positive consequences in children, in particular in higher levels of engagement in activities. Engagement is a necessary and essential condition for children’s learning. With the goal of exploring the relation between the quality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery context, data was collected through the Classroom Assessment Scoring System, the Home Stimulation Questionnaire, and the Individual Child Engagement Record. The sample involves 111 children from 12 to 36 months and 32 childhood education professionals. The results show that the emotional support of the professionals correlates positively with the engagement of children in the context of nursery, but do not verify that household stimulation is related to children’s engagement in activities. This study emphasizes the importance of high-quality learning environments in children under 3 years of age.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectInterações adulto-criançapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectApoio emocionalpor
dc.subjectEstimulação em casapor
dc.subjectEnvolvimentopor
dc.subjectAdult-child interactionspor
dc.subjectNurserypor
dc.subjectEmotional supportpor
dc.subjectHousehold stimulationpor
dc.subjectEngagementpor
dc.titleQualidade das interações adulto-criança e envolvimento das crianças em contexto de crechepor
dc.title.alternativeQuality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery contextpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203339665por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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