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TítuloChallenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal
Autor(es)Laranjeira, Rita
Serrano, Ana Maria
Palavras-chavequestionários “Ages and Stages”
triagem de desenvolvimento
colaboração profissionais/famílias
Ages and Stages Questionnaires
development screening
professionals/families collaboration
Data2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
RevistaChild Studies
CitaçãoLaranjeira, R., & Serrano, A. M. (2023). Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal. Child Studies, (2), 19–36. https://doi.org/10.21814/childstudies.4537
Resumo(s)O “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT.
Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT) is a screening instrument that has already been standardized and adapted to Portuguese child population. We conducted a study to understand professionals and parents perceptions on the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Families and professionals (early intervention, health and education) from three geographical areas of Portugal (North, Center and Lisbon and Tagus Valley) used this instrument to screen children. After we analyze the screening system implemented and the collected data, a set of key words allowed us to reflect on the practical implications of screening and the ASQ system: Motivation; Collaboration; Trust; Knowledge/empowerment; Coordination; Dissemination; Training. Results of this qualitative study are presented with suggestions on enhancing ASQ-PT uses.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86046
DOI10.21814/childstudies.4537
ISSN2795-5915
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/childstudies.4537
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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