Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86046

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLaranjeira, Ritapor
dc.contributor.authorSerrano, Ana Mariapor
dc.date.accessioned2023-08-08T21:44:44Z-
dc.date.available2023-08-08T21:44:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLaranjeira, R., & Serrano, A. M. (2023). Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal. Child Studies, (2), 19–36. https://doi.org/10.21814/childstudies.4537por
dc.identifier.issn2795-5915-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86046-
dc.description.abstractO “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT.por
dc.description.abstractAges and Stages Questionnaires (ASQ-PT) is a screening instrument that has already been standardized and adapted to Portuguese child population. We conducted a study to understand professionals and parents perceptions on the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Families and professionals (early intervention, health and education) from three geographical areas of Portugal (North, Center and Lisbon and Tagus Valley) used this instrument to screen children. After we analyze the screening system implemented and the collected data, a set of key words allowed us to reflect on the practical implications of screening and the ASQ system: Motivation; Collaboration; Trust; Knowledge/empowerment; Coordination; Dissemination; Training. Results of this qualitative study are presented with suggestions on enhancing ASQ-PT uses.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectquestionários “Ages and Stages”por
dc.subjecttriagem de desenvolvimentopor
dc.subjectcolaboração profissionais/famíliaspor
dc.subjectAges and Stages Questionnairespor
dc.subjectdevelopment screeningpor
dc.subjectprofessionals/families collaborationpor
dc.titleChallenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.21814/childstudies.4537por
oaire.citationStartPage19por
oaire.citationEndPage36por
oaire.citationIssue2por
dc.identifier.doi10.21814/childstudies.4537por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalChild Studiespor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3-Laranjeira+Serrano.pdf255,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID