Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86046
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Laranjeira, Rita | por |
dc.contributor.author | Serrano, Ana Maria | por |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T21:44:44Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08T21:44:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Laranjeira, R., & Serrano, A. M. (2023). Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal. Child Studies, (2), 19–36. https://doi.org/10.21814/childstudies.4537 | por |
dc.identifier.issn | 2795-5915 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/86046 | - |
dc.description.abstract | O “Ages and Stages Questionnaires” é um instrumento de rastreio de desenvolvimento já traduzido, aferido e validado para a população infantil portuguesa. Este estudo foi realizado para compreender a perceção dos profissionais e dos pais sobre o uso do Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Famílias e profissionais (de intervenção precoce, saúde e educação) de três áreas geográficas de Portugal (Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo) utilizaram este instrumento para rastrear crianças, previamente referenciadas, nos serviços da comunidade. Após a análise do sistema de rastreio de desenvolvimento implementado e os dados recolhidos, um conjunto de palavras-chave permitiu refletir sobre as implicações práticas do rastreio e do sistema ASQ: Motivação; Colaboração; Confiança; Conhecimento/capacitação; Coordenação; Divulgação; Formação. Os resultados deste estudo qualitativo são apresentados com sugestões para melhorar o uso do ASQ-PT. | por |
dc.description.abstract | Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT) is a screening instrument that has already been standardized and adapted to Portuguese child population. We conducted a study to understand professionals and parents perceptions on the use of Ages and Stages Questionnaires (ASQ-PT). Families and professionals (early intervention, health and education) from three geographical areas of Portugal (North, Center and Lisbon and Tagus Valley) used this instrument to screen children. After we analyze the screening system implemented and the collected data, a set of key words allowed us to reflect on the practical implications of screening and the ASQ system: Motivation; Collaboration; Trust; Knowledge/empowerment; Coordination; Dissemination; Training. Results of this qualitative study are presented with suggestions on enhancing ASQ-PT uses. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | questionários “Ages and Stages” | por |
dc.subject | triagem de desenvolvimento | por |
dc.subject | colaboração profissionais/famílias | por |
dc.subject | Ages and Stages Questionnaires | por |
dc.subject | development screening | por |
dc.subject | professionals/families collaboration | por |
dc.title | Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://doi.org/10.21814/childstudies.4537 | por |
oaire.citationStartPage | 19 | por |
oaire.citationEndPage | 36 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
dc.identifier.doi | 10.21814/childstudies.4537 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Child Studies | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | UMinho Editora - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3-Laranjeira+Serrano.pdf | 255,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons