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TítuloEmployer branding: o impacto do prestígio do Grupo Casais na atração e retenção de talento
Autor(es)Fernandes, Ana Lúcia Duarte
Orientador(es)Freire, C.
Palavras-chaveEmployer branding
Atração
Retenção
Valores de trabalho
Talento
Grupo Casais
Attraction
Retention
Work values
Talent
Data24-Jul-2023
Resumo(s)A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do prestígio do Grupo Casais na atração e retenção de talento e ainda entender quais os fatores mais valorizados no momento de entrada e na decisão de permanência na organização. Foi aplicado um inquérito por questionário a 201 profissionais (99 do Grupo Casais; 102 fora do Grupo Casais). Os dados foram analisados no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) tendo sido realizada uma análise fatorial exploratória, análise descritiva e teste de médias. Os resultados permitiram identificar três fatores relativamente à atração e retenção de talento, sendo eles: Condições de Trabalho, Imagem da Empresa e Flexibilidade. Os resultados da análise do teste T de Student indicaram que o fator Imagem da Empresa é crucial no momento de entrada no Grupo Casais, assim como na decisão de permanência na mesma. Por fim, são apresentadas as principais conclusões do estudo, limitações e propostas de investigação futura. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada do tema em análise e contribuiu para a empresa, onde o estudo foi realizado, obter informações relativamente ao posicionamento da sua imagem no mercado de trabalho, assim como as ferramentas que poderá desenvolver para seguir uma estratégia de EB mais eficaz.
The present research aims to analyse the impact of the prestige of the "Grupo Casais " in the attraction and retention of talent and also to understand which are the most valued factors at the moment of entry and in the decision to remain in the organization. A questionnaire survey was applied to 201 professionals (99 from the “Grupo Casais”; 102 outside the “Grupo Casais”). The data were analysed using SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software and an exploratory factor analysis, descriptive analysis, and mean test were performed. The results allowed the identification of three factors regarding the attraction and retention of talent, which were: Working Conditions, Company Image and Flexibility. The results of the Student's T test analysis indicated that the Company Image factor is crucial at the moment of entering the “Grupo Casais”, as well as in the decision to remain in it. Finally, the study’s main conclusions, limitations and, future research proposals are presented. This study contributed to a deeper understanding of the subject under analysis and helped the company, where the study was carried out, to obtain information regarding the positioning of its image in the labolaborket, as well as the tools it may develop to follow a more effective EB strategy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85985
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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