Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85985
Título: | Employer branding: o impacto do prestígio do Grupo Casais na atração e retenção de talento |
Autor(es): | Fernandes, Ana Lúcia Duarte |
Orientador(es): | Freire, C. |
Palavras-chave: | Employer branding Atração Retenção Valores de trabalho Talento Grupo Casais Attraction Retention Work values Talent |
Data: | 24-Jul-2023 |
Resumo(s): | A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do prestígio do Grupo Casais na
atração e retenção de talento e ainda entender quais os fatores mais valorizados no momento de entrada
e na decisão de permanência na organização.
Foi aplicado um inquérito por questionário a 201 profissionais (99 do Grupo Casais; 102 fora do
Grupo Casais). Os dados foram analisados no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences)
tendo sido realizada uma análise fatorial exploratória, análise descritiva e teste de médias. Os resultados
permitiram identificar três fatores relativamente à atração e retenção de talento, sendo eles: Condições
de Trabalho, Imagem da Empresa e Flexibilidade. Os resultados da análise do teste T de Student
indicaram que o fator Imagem da Empresa é crucial no momento de entrada no Grupo Casais, assim
como na decisão de permanência na mesma.
Por fim, são apresentadas as principais conclusões do estudo, limitações e propostas de
investigação futura. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada do tema em
análise e contribuiu para a empresa, onde o estudo foi realizado, obter informações relativamente ao
posicionamento da sua imagem no mercado de trabalho, assim como as ferramentas que poderá
desenvolver para seguir uma estratégia de EB mais eficaz. The present research aims to analyse the impact of the prestige of the "Grupo Casais " in the attraction and retention of talent and also to understand which are the most valued factors at the moment of entry and in the decision to remain in the organization. A questionnaire survey was applied to 201 professionals (99 from the “Grupo Casais”; 102 outside the “Grupo Casais”). The data were analysed using SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software and an exploratory factor analysis, descriptive analysis, and mean test were performed. The results allowed the identification of three factors regarding the attraction and retention of talent, which were: Working Conditions, Company Image and Flexibility. The results of the Student's T test analysis indicated that the Company Image factor is crucial at the moment of entering the “Grupo Casais”, as well as in the decision to remain in it. Finally, the study’s main conclusions, limitations and, future research proposals are presented. This study contributed to a deeper understanding of the subject under analysis and helped the company, where the study was carried out, to obtain information regarding the positioning of its image in the labolaborket, as well as the tools it may develop to follow a more effective EB strategy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85985 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Lucia Duarte Fernandes.pdf | Relatório de Estágio | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons