Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85937

TítuloA utilização das redes sociais para comunicar ciência: o caso do INL
Outro(s) título(s)The use of social media to communicate science: the case of INL
Autor(es)Martins, Ana Francisca Morais
Orientador(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveComunicação de ciência
Redes sociais
INL
Communication of science
Social media
Data7-Jul-2023
Resumo(s)A ciência é uma área em constante evolução e, muitas vezes, as descobertas e avanços científicos podem ser complexos e difíceis de entender pelo público em geral. Assim, a comunicação da ciência pode ajudar a traduzir esses avanços científicos em linguagem mais acessível, permitindo que as pessoas possam tomar decisões informadas sobre questões que afetam diretamente as suas vidas. Desta forma, é essencial que os profissionais científicos procurem meios de comunicar ciência com o público em geral, não especializado em ciência. Atualmente, as redes sociais são uma das principais fontes de divulgação. Este trabalho aborda a importância que as redes sociais podem ter na área da comunicação de ciência. Assim, após um período de seis meses de estágio curricular no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) integrado no Mestrado em Ciências da Comunicação, este Relatório procura compreender o papel das redes sociais no INL como meio de comunicação de ciência, bem como o papel da imagem neste contexto em específico, tendo por base perspetivas críticas de diferentes autores na área das Ciências da Comunicação, abordando conceitos como a comunicação de ciência, a compreensão pública da ciência, a ciência cidadã, ou a utilização das redes sociais na comunicação de ciência. Com o intuito de obter perceções internas à organização sobre a questão em estudo, foi aplicado um questionário a todos os colaboradores do INL, tendo-se obtido um total de 115 respostas. Foram também realizadas cinco entrevistas semiabertas aos cinco profissionais de comunicação do Departamento de Comunicação e Marketing do INL. As conclusões deste estudo revelam que, apesar de as redes sociais demonstrarem um papel importante na comunicação de ciência do INL, não são ainda o meio mais utilizado pelos profissionais da área científica.
Science is constantly evolving, and often scientific findings and advances can be complex and generally difficult to understand by the public. So, the communication of science can help to translate these scientific advances in more accessible language, allowing people to make informed decisions on topics that directly affect their lives. In this way, it is essential that scientific professionals find means to communicate science with the general public, not specialized in science. Currently, social media is one of the main disclosure sources. This work approaches the importance that social media can have in the communication of science. So, after a period of six months of interning at International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) integrated in the Masters of Communication Science, this report looks to understand the role of social media at INL as a means to communicate science, like the role of image in this context specifically, based on critical perspectives of different authors in the area of Science Communication, approaches concepts such as the science communication, the public understanding of science, citizen science, or the use of social media in the communication of science. With the intention of obtaining internal perceptions of the organization about the subject being studied, a questionnaire was given to all at INL, and a total of 115 responses received. There were also five open interviews that took place with five communication professionals working in the Department of Communication and Marketing at INL The conclusions of this study reveal that, despite the role of social media playing an important part in the communication of science at INL, they are not yet the means most utilized by the professionals in the scientific area.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85937
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Francisca Morais Martins.pdfRelatório de Estágio1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID