Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85936

TítuloComunicação e Mediação na/da Arte
Outro(s) título(s)Communication and Mediation in/of Art
Editor(es)Pinto-Coelho, Zara
Pires, Helena
LaFortune, Jean-Marie
Data2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaRevista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)
CitaçãoPinto-Coelho, Z., Pires, H., & LaFortune, J.-M. (Eds.). (2023). Comunicação e mediação na/da arte. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 10(1).
Resumo(s)[Excerto nota introdutória] No atual quadro (tensivo) da arte contemporânea (Jimenez, 2005/2021), dada a complexidade dos seus códigos, formais, composicionais, processuais, mas também dos seus imbricados ensarilhamentos com as dimensões social e política (Bishop, 2004), bem como a económica (Afonso & Fernandes, 2019), acentuou-se o imperativo da comunicação e mediação.A comunicação e mediação entre (e intra) a arte, os artistas, as instituições artís-ticas e culturais, os profissionais da área (desde críticos, curadores, especialistas em comunicação estratégica, jornalistas culturais, investigadores) e os públicos justifica-se pela importância que os princípios da acessibilidade, democratização, participação ou colaboração, ou mesmo da educação artística têm no fenómeno de abertura dos “mun-dos da arte” (Becker, 1982) às múltiplas esferas da experiência estética comunalizada (ou, desejavelmente, tornada comum; Stiegler, 2004/2018).O risco do incremento de um fosso comunicativo, identificado em investigações recentes (Anastasiya et al., 2020), motiva muitas das práticas e das experimentações existentes, empenhadas na transformação dos paradigmas que ainda teimam em persistir no campo da arte e da cultura.
[Excerpt introductory note] In the current (tensive) backdrop of contemporary art (Jimenez, 2005/2021), given the complexity of its formal, compositional, procedural codes, yet also its imbricate entan-glement with the social and political (Bishop, 2004), and economic (Afonso & Fernandes, 2019) dimensions, the imperative of communication and mediation has been accentuated. Communication and mediation between (and within) art, artists, artistic and cultural institutions, and its professionals (critics, curators, strategic communication specialists, cultural journalists, researchers) and the public is motivated by the importance the princi-ples of accessibility, democratisation, participation or collaboration, or even art education, have in opening the “art worlds” (Becker, 1982) to the multiple spheres of communalised aesthetic experience (or, desirably, made common; Stiegler, 2004/2018).The risk of the growing communication gap, identified in recent research (Anastasiya et al., 2020), motivates many existing practices and experiments committed to transform-ing the paradigms that persist in art and culture.
TipoRevista
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85936
Versão da editorahttps://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/331
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - RLEC – Vol. 10, nº 1 (2023): Comunicação e Mediação na/da Arte / Communication and Mediation in/of Art

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Communication and Mediation in of Art.pdfVersão EN8,63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Comunicação e Mediação na da Arte.pdfVersão PT8,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID