Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85926

TítuloAconselhamento de construção de carreira: intensidade da intervenção e eficácia
Outro(s) título(s)Career construction counseling: intervention intensity and effectiveness
Autor(es)Almeida, Patrícia de Oliveira
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAconselhamento de construção de carreira
Estudo de caso
Processo de aconselhamento
Career construction counseling
Case study
Counseling process
Data13-Jul-2023
Resumo(s)O Modelo de Aconselhamento de Construção de Carreira de Mark Savickas, visa proporcionar ao indivíduo a construção de uma identidade narrativa, que dê sentido às suas transições, que o ajude a regular as suas emoções e que permita a sua projeção no futuro, estimulando-o para a ação. Apoiar a reconstrução da identidade narrativa, promove no indivíduo a possibilidade de novos planos de carreira, num mundo de trabalho em transição permanente e mudanças constantes. Este estudo, parte de casos de consulta reais que seguiram o modelo de aconselhamento de construção de carreira, analisando se a eficácia da intervenção varia de acordo com o número de sessões, e se os resultados apresentados pelos participantes no pré ou no pós-teste se relacionam com o número de sessões de atendimento. A amostra é composta por 43 participantes, de ambos os sexos dos quais 29 (67.4%) mulheres e 14 (32.6%) homens, com idade entre os 18 e os 52 anos (M =28. 79; DP= 8. 847). Os participantes responderam a medidas de identidade vocacional, certeza vocacional, decisão de carreira, sintomatologia depressiva e stress psicológico, na primeira sessão e na última sessão do aconselhamento. Realizou-se um Teste t de comparação de médias que indica que não há diferença nos resultados de eficácia da intervenção entre o grupo de participantes que teve 3 sessões e o grupo de participantes que teve 4 ou mais sessões. Realizaram-se ainda, correlações de spearman que indicam que há uma relação significativa e inversa entre a capacidade de tomada de decisão no final do aconselhamento e o número de sessões. Conclui-se que parece não existir invariância nos resultados de acordo com o número de sessões, e que um aumento do número de sessões parece estar relacionado com piores resultados na capacidade de tomada de decisão no final do aconselhamento. Estes resultados poderão apoiar novas investigações que permitam estudar condições de maior eficácia deste modelo de aconselhamento.
Mark Savickas' Model of Career Construction Counseling, aims to provide the individual with the construction of a narrative identity, which gives meaning to his transitions, helps him to regulate his emotions and allows his projection into the future, stimulating him to action. Supporting the reconstruction of the narrative identity, promotes in the individual the possibility of new career plans, in a world of work in permanent transition and constant change. This study, starts from real consultation cases that followed the career construction counseling model, analyzing if the effectiveness of the intervention varies according to the number of sessions, and if the results presented by the participants in the pre- or post test are related to the number of service sessions. The sample consists of 43 participants, of both genders of which 29 (67.4%) are female and 14 (32.6%) are male, aged between 18 and 52 years (M =28. 79; SD= 8. 847). Participants responded to measures of vocational identity, vocational certainty, career decision, depressive symptomatology, and psychological stress, in the first session and in the last session of counseling. A t-test for comparison of means was performed, indicating no difference in intervention effectiveness scores between the group of participants who had 3 sessions and the group of participants who had 4 or more sessions. Spearman correlations were also performed which indicate that there is a significant and inverse relationship between decision-making ability at the end of counseling and the number of sessions. We conclude that there seems to be no invariance in the results according to the number of sessions, and that an increase in the number of sessions seems to be related to worse results in decision-making ability at the end of counseling. These results may support further research to study conditions for greater effectiveness of this counseling model.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85926
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Patricia de Oliveira Almeida.pdfDissertação de Mestrado422,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

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