Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8550

TitleRobôCarochinha : um estudo sobre robótica educativa no ensino básico
Author(s)Ribeiro, Célia Rosa
Coutinho, Clara Pereira
Costa, Manuel F. M.
KeywordsRobótica educativa
Construcionismo
1º ciclo EB
Issue date2008
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitationDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Ambientes educativos emergentes”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2008. ISBN 978-972-98456-2-8. p. 35-55.
Abstract(s)A Robótica, ainda que emergente, tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta pedagógica extremamente útil em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto, o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo relativamente escassos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa contribuir para colmatar esta lacuna, na medida em que se estuda o desenvolvimento de um projecto de Robótica que envolve a construção e a programação de robôs Lego Mindstorms por alunos do 1º ciclo. O projecto passou pela dramatização com os robôs da história popular da “Carochinha”. Cada um dos robôs envolvidos representava uma das personagens da história e tinha que seguir um conjunto de passos que emergiam da própria sequência dos acontecimentos da mesma. O estudo desenvolvido foi organizado em várias fases tendo incluído uma etapa de aprendizagem dos conceitos envolvidos por parte dos alunos participantes e o desenvolvimento da “peça” propriamente dita. Foram trabalhadas competências ao nível da Matemática, das Ciências, da Língua Portuguesa e das Expressões Dramática, Musical e Plástica. Em termos metodológicos optou-se por um desenho de cariz qualitativo, mais concretamente por um estudo de caso. Foram usados como instrumentos de recolha de dados a observação directa, a filmagem em vídeo, questionários e entrevistas aos participantes e ainda os documentos produzidos pelos alunos. Estes últimos foram usados para aferir da evolução dos alunos ao longo do projecto. Foram analisadas as competências trabalhadas, bem como a relação destas com a teoria construtivista e construcionista do processo de ensino/ aprendizagem.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8550
ISBN978-972-98456-2-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Robótica.PDF1,37 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID