Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8550
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Célia Rosa | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | - |
dc.contributor.author | Costa, Manuel F. M. | - |
dc.date.accessioned | 2009-01-12T10:24:19Z | - |
dc.date.available | 2009-01-12T10:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Ambientes educativos emergentes”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2008. ISBN 978-972-98456-2-8. p. 35-55. | en |
dc.identifier.isbn | 978-972-98456-2-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/8550 | - |
dc.description.abstract | A Robótica, ainda que emergente, tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta pedagógica extremamente útil em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto, o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo relativamente escassos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa contribuir para colmatar esta lacuna, na medida em que se estuda o desenvolvimento de um projecto de Robótica que envolve a construção e a programação de robôs Lego Mindstorms por alunos do 1º ciclo. O projecto passou pela dramatização com os robôs da história popular da “Carochinha”. Cada um dos robôs envolvidos representava uma das personagens da história e tinha que seguir um conjunto de passos que emergiam da própria sequência dos acontecimentos da mesma. O estudo desenvolvido foi organizado em várias fases tendo incluído uma etapa de aprendizagem dos conceitos envolvidos por parte dos alunos participantes e o desenvolvimento da “peça” propriamente dita. Foram trabalhadas competências ao nível da Matemática, das Ciências, da Língua Portuguesa e das Expressões Dramática, Musical e Plástica. Em termos metodológicos optou-se por um desenho de cariz qualitativo, mais concretamente por um estudo de caso. Foram usados como instrumentos de recolha de dados a observação directa, a filmagem em vídeo, questionários e entrevistas aos participantes e ainda os documentos produzidos pelos alunos. Estes últimos foram usados para aferir da evolução dos alunos ao longo do projecto. Foram analisadas as competências trabalhadas, bem como a relação destas com a teoria construtivista e construcionista do processo de ensino/ aprendizagem. | en |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Centro de Competência. | en |
dc.language.iso | por | en |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | en |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Robótica educativa | en |
dc.subject | Construcionismo | en |
dc.subject | 1º ciclo EB | en |
dc.title | RobôCarochinha : um estudo sobre robótica educativa no ensino básico | en |
dc.type | bookPart | en |
dc.peerreviewed | yes | en |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Robótica.PDF | 1,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |