Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85495

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lucianipor
dc.contributor.authorJúnior, Carlos Albeto de Oliveira Magalhãespor
dc.contributor.authorPansera-de-Araújo, Maria Cristinapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2023-07-11T14:31:18Z-
dc.date.available2023-07-11T14:31:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOliveira. L., Júnior, C.A.O.M., Pansera-de-Araújo, M.C. & Carvalho, G.S. (2023). Licenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciências. Ensino e Tecnologia em Revista, 7 (2), 546-560.por
dc.identifier.issn2594-3901-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85495-
dc.description.abstractTem-se vindo a propor mudança de postura dos professores no sentido de terem olhar crítico e transformador mediante ações em sala de aula. Esta investigação teve o propósito de identificar as representações sociais (RS) que os alunos do último período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o que é ser professor. Aos 19 graduandos (5 homens; 14 mulheres) foi aplicado o Teste de Associação Livre de Palavras. Cada estudante registrou as cinco primeiras palavras que viessem à mente em um papel contendo o termo indutor Ser Professor de Ciências e depois classificou-as de um a cinco, em função da importância relativa. Redigiram ainda um pequeno texto sobre o significado de cada palavra evocada. As palavras foram semanticamente agrupadas em 23 grupos e, da análise da Frequência e da Ordem Média de Evocação, emergiram os elementos das RS para discussão, em que o primeiro quadrante, que representa o núcleo central das RS, teve cinco elementos: Conhecimento, Formação continuada, Responsabilidade, Estudo e Conteúdo, que são apresentados e discutidos. Verificou-se ser necessário atuar em favor de modificações das concepções de futuros professores na direção de ações mais próximas à realidade e que respondam aos anseios de suas representações sociais.por
dc.description.abstractIt has been proposed to change the attitude of teachers in order to develop a critical and transforming vision through actions in the classroom. This investigation aimed at identifying the social representations (SR) of students of the last period of a Biology initial training course about what being a teacher is. The 19 undergraduate students (5 men; 14 women) were given the Free Word Association Test. Each student recorded the first five words that came to mind on a paper containing the inductive term “Being a Science Teacher” and then ranked them from one to five, according to their relative importance. They also wrote a short text about the meaning of each word evoked. The words were semantically grouped into 23 groups and, from the analysis of Frequency and Mean Order of Evocation, the elements of the SR emerged for discussion, where the first quadrant, which represents the central nucleus of the SR, had five elements: Knowledge, Continuing education, Responsibility, Study and Contents, which are presented and discussed. It was found to be necessary to act in favour of changes in the conceptions of future teachers towards actions closer to reality and that respond to the aspirations of their social representations.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEvocação livre de palavraspor
dc.subjectProfessor de biologiapor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.titleLicenciandos em ciências biológicas e suas representações sociais sobre ser professor de ciênciaspor
dc.title.alternativeSocial representations of biology initial training students about being a teacherpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16800por
oaire.citationStartPage546por
oaire.citationEndPage560por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume7por
dc.identifier.doi10.3895/etr.v7n2.16800por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEnsino e Tecnologia em Revistapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ETR_Licenciandos_SerProf.pdf600,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID