Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85476

TítuloOs valores básicos humanos e a influência na competitividade turística: estudo de caso dos agentes (re)modeladores do espaço do município de Guimarães
Autor(es)Silva, Maurício Gonçalves e
Orientador(es)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Peluso, Marília Luíza
Palavras-chaveAgentes
Guimarães
Organização do Território
Perceções
Turismo
Valores
Agents
Perceptions
Territory Organization
Tourism
Values
Data4-Jul-2023
Resumo(s)Desde as suas origens a Ciência Geográfica tem estado ligada à árdua tarefa de descrever e analisar o espaço terrestre, sendo que, ao longo do tempo, recorreu a inúmeras abordagens conceituais e filosóficas e a diversas metodologias e técnicas de investigação. Explicar o que existe em cada lugar foi sempre um desafio, uma vez que se pode recorrer a uma vasta gama de temáticas e dados, mas muito pouco foi explorado quanto ao entendimento dos Valores Humanos e as motivações dos agentes que interagem com o espaço geográfico. Esta tese teve por objetivo preencher essa lacuna prática/conceitual ao realizar uma investigação que recolheu dadossobre os Valores Básicos Humanos(conforme Schwartz, 1992) e sobre a perceção de 400 residentes do município de Guimarães em relação ao turismo. Os resultados referentes aos agentes (re)modeladores do espaço evidenciam que tendências turísticas têm mais chances de virem a ser bem sucedidas no município de Guimarães devido à sinergia existente entre os agentes. Confirmou-se que a população Vimaranense está orgulhosa do seu passado, mas exprime vontade por inovações no âmbito da cultura, da natureza e da criação de start-ups, fatores que se refletiram na importância dada ao Valor Básico Humano de Estimulação. O turismo é uma atividade muito bem aceite pelos residentes, que consideram necessário ampliar as atividades imersivas e a inserção em rotas regionais. Contudo, a criação de novos eventos é um ponto de divergência entre os dirigentes públicos e os restantes agentes locais. Este perfil da sociedade vimaranense foi corroborado nas entrevistas semiestruturadas aplicadas a três perfis de agentes (re)modeladores do espaço (público, privado e de outros grupos da população), totalizando 30 respondentes. A informação recolhida nas entrevistas adicionou elementos detalhados da dinâmica turística, geográfica e económica do município de Guimarães, muito úteis para um planeamento mais estratégico da atividade turística deste município.
Since its origins, Geographic Science has been linked to the arduous task of describing and analyzing Earth’s space. Over time, it has resorted to several conceptual and philosophical approaches, methodologies, and research techniques. Explaining what existsin each place has always been challenging since many themes and data can be used. However, more needs to be explored regarding understanding Human Values and the motivations of agents interacting with the geographic space. This thesis aimed to bridge this practical/conceptual gap by investigating and collecting data on Basic Human Values (as per Schwartz, 1992) and the perception of 400 residents of the municipality of Guimarãesregarding tourism. The resultsreferring to the space (re)shaping agentsshow that tourist trends are more likely to be successful in Guimarães due to the existing synergy between the agents. Authors ascertained that the Guimarães population is proud of its past but expresses a desire for innovations in the field of culture, nature, and the establishment of start-ups, factors that were reflected in the relevance given to the Basic Human Value of Stimulation. Tourism is very well accepted by residents, who believe it is necessary to expand immersive activities and the inclusion in regional routes. However, organizing new events is a point of divergence between public leaders and other local agents. This profile of Guimarãessociety was corroborated in semi-structured interviews applied to three profiles of space (re)shaping actors (public, private, and other population groups), totaling 30 respondents. The information collected in the interviews added detailed elements of the tourist, geographic, and economic dynamics of Guimarães, which was very useful for the highly strategic planning of the tourist activity in this municipality.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Geografia (especialização em Estudos da Paisagem)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85476
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
GEO - Teses de Doutoramento

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