Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85461
Título: | As canções de mimar no jardim de infância e na creche: canção mimada, criança encantada |
Outro(s) título(s): | Pamper songs in kindergarten and nursery school pamper song, enchanted child Canciones mimadas en la guardería y el parvulario canción de mimos, niño encantado |
Autor(es): | Castro, Maria de Fátima Martins de Ribeiro, António José Pacheco |
Palavras-chave: | Música Canções mimadas Jardim de infância Creche Music Mimic songs Kindergarten Nursery school Canciones mimadas Jardín de infancia Guardería |
Data: | Mai-2023 |
Revista: | Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação |
Citação: | Castro, M. de F. M. de, e Ribeiro, A. J. P. (2023). As canções de mimar no jardim de infância e na creche: Canção mimada, criança encantada. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 97–112. DOI: 10.51891/rease.v9i5.9577. ISSN: 2675 – 3375. |
Resumo(s): | Este artigo apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de
Ensino Supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do
Instituto de Educação da Universidade do Minho, implementado nas valências de Jardim
de Infância e de Creche. O tema do projeto intitulou-se As Canções de Mimar no Jardim de
Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações
realizadas tendo em especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto
pela música e cantar canções. Na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a
participação das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a
entusiasmá-las na realização das atividades. No que concerne às metodologias que apoiaram
a concretização deste projeto a metodologia de investigação aproximou-se de uma
investigação-ação e metodologia de ensino baseou-se no modelo curricular High/Scope. Os
instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de campo e registos fotográficos.
Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram conseguidos, uma vez
que ao longo da implementação do projeto as crianças demonstraram-se motivadas,
empenhadas, participativas e, acima de tudo, encantadas, o que revela interesse e
contentamento pelo trabalho desenvolvido; as crianças adquiriram novas competências e
ampliaram também conhecimentos sobre a música, através das canções de mimar. This article presents the pedagogical intervention project resulting from the Supervised Teaching Practice, developed within the scope of the Master's Degree in Preschool Education, of the Institute of Education of the University of Minho, implemented in kindergarten and nursery school. The theme of the project was entitled The Mime Songs in Kindergarten and Nursery School: Mimicking Songs, Enchanted Children, which emerged after the observations made having in mind the interests of the groups of children in each context for music and singing songs. In the approach of this theme I intended to involve the maximum participation of the children of both contexts in order to captivate, motivate and enthuse them in the performance of the activities. With regard to the methodologies that supported the implementation of this project, the research methodology was close to an action research and teaching methodology was based on the High/Scope curriculum model. The data collection instruments were: observation, field notes and photographic records. In reference to the data obtained it was found that the objectives were achieved, since throughout the implementation of the project the children were motivated, engaged, participatory and, above all, delighted, which shows interest and contentment for the work developed; the children acquired new skills and also expanded knowledge about music, through the pamper songs. Este artículo presenta el proyecto de intervención pedagógica resultante de la Práctica Pedagógica Supervisada, desarrollada en el ámbito del Máster en Educación Infantil, del Instituto de Educación de la Universidad de Minho, implementado en jardín de infancia y guardería. El tema del proyecto se tituló Las canciones mímicas en el jardín de infancia y guardería: canciones mímicas, niños encantados, que surgió después de las observaciones realizadas teniendo en cuenta los intereses de los grupos de niños en cada contexto para la música y cantar canciones. En el abordaje de este tema pretendí involucrar la máxima participación de los niños de ambos contextos para cautivarlos, motivarlos y entusiasmarlos en la realización de las actividades. En cuanto a las metodologías que apoyaron la realización de este proyecto, la metodología de investigación se aproximó a una investigación-acción y la metodología de enseñanza se basó en el modelo curricular High/Scope. Los instrumentos de recogida de datos fueron: la observación, las notas de campo y los registros fotográficos. En referencia a los datos obtenidos se constató que los objetivos fueron alcanzados, ya que a lo largo de la implementación del proyecto los niños se mostraron motivados, comprometidos, participativos y, sobre todo, encantados, lo que demuestra interés y contento por el trabajo desarrollado; los niños adquirieron nuevas habilidades y también ampliaron conocimientos sobre la música, a través de las canciones mimadas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85461 |
DOI: | 10.51891/rease.v9i5.9577 |
ISSN: | 2675 – 3375 |
Versão da editora: | https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9577 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS+CANÇÕES+DE+MIMAR+NO+JARDIM+DE+INFÂNCIA+E+NA+CRECHE-++CANÇÃO+MIMADA,+CRIANÇA+ENCANTADA++.pdf | 276,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons