Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85126
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fontes, André Cerejeira | por |
dc.contributor.author | Alves, Rita Branquinho | por |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T15:12:24Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T15:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/85126 | - |
dc.description | Projeto de mestrado integrado em Arquitetura, Cultura Arquitetónica | por |
dc.description.abstract | A cidade é um organismo em constante mudança, de imagem mutável e limites indefinidos cuja sua transformação e desenvolvimento devem-se à crescente necessidade de acompanhamento do crescimento populacional, das técnicas de transporte e armazenamento de bens, de informações e de pessoas, de forma a dar resposta às carências habitacionais e sociais e ao progresso tecnológico em constante atualização. Sendo o diálogo entre a cidade e o habitante, a premissa estruturante desta investigação, procura-se perceber a volubilidade da cidade e encontrar o equilíbrio entre as necessidades de deslocação, os espaços de lazer e os sistemas de mobilidade disponíveis, despoletando dinâmicas de mobilidade essenciais ao funcionamento de uma cidade. A cidade apresenta-se como um espaço experimentável, de impacto imediato, modelador de rotinas, hábitos e estilos de vida, sendo este mediador de relações. Assim, o projeto consiste na adaptação do desenho urbano de algumas avenidas da cidade de Viseu a um novo modelo de perfil de mobilidade suave, criando um corredor de mobilidade, incorporando o transporte coletivo, a atividade pedonal e ciclável como meios estruturantes do desenho urbano. | por |
dc.description.abstract | The city is an organism in constant change, with a mutable image and undefined limits, whose transformation and development are due to the growing need to keep up with population growth, transportation techniques and storage of goods, information and people, to respond to housing and social needs and technological progress in constant updating. Being the dialogue between the city and the inhabitant the structuring premise of this research, we try to understand the volubility of the city and find the balance between the needs of displacement, leisure spaces and available mobility systems, triggering mobility dynamics essential to the functioning of a city. The city presents itself as an triable space, of immediate impact, shaping routines, habits and lifestyles, which mediates relationships. Thus, the project consists in adapting the urban design of some avenues of Viseu to a new model of soft mobility profile, creating a mobility corridor, and incorporating public transport, pedestrian and cycling activity as structural means of urban design. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Corredor dedicado | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Planeamento urbano | por |
dc.subject | Viseu | por |
dc.subject | Volubilidade | por |
dc.subject | Dedicated corridor | por |
dc.subject | Mobility | por |
dc.subject | Volubility | por |
dc.subject | Urban planning | por |
dc.title | Espaço urbano e dinâmicas de mobilidade: o caso da cidade de Viseu | por |
dc.title.alternative | Urban space and mobility dynamics: the case of Viseu | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203266188 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Arquitetura | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita Branquinho Alves_vol_I.pdf | Dissertação de Mestrado Vol.1 | 197,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Rita Branquinho Alves_vol_II.pdf | Dissertação de Mestrado Vol.2 | 98,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons