Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/84724

TitleEducação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
Other titlesFood and nutrition education: A possibility for teamwork
Educación alimentaria y nutricional: Una posibilidad de trabajo en equipo
Author(s)Piasetzki, Cláudia Thomé da Rosa
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Anastácio, Zélia
KeywordsProcesso formativo
Criança
Currículo escolar
Problematização
Práticas interdisciplinares
Formative process
Child
School curriculum
Problematization
Interdisciplinary practices
Proceso formativo
Niño
Problematización
Issue date17-May-2023
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
CitationThomé da Rosa Piasetzki, C., Teresinha de Oliveira Boff, E., & Ferreira Caçador Anastácio, Z. (2023). Educação alimentar e nutricional: uma possibilidade de trabalho em equipe. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23012. https://doi.org/10.21814/rpe.26059
Abstract(s)O objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional – EAN – de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.
The objective of this article is to analyze a formative process from the perspective of the development of a teamwork aimed at food and nutrition education – EAN - of children from two public schools. The intention was to deepen the debate on the thematic, as well as to assist in the process of understanding the issue and develop alternative pedagogical practices in the early years, including EAN as part of the school curriculum. The process involved teachers, school management team, staff and family members of a Preschool and of an Elementary School of a small town in the interior of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The methodology is qualitative, and data were obtained from formative meetings and interviews with teachers of basic education, which were audio recorded, transcribed and analyzed based on textual discourse analysis. From the corpus analysis, three categories emerged: a) school meals articulated to disciplinary content; b) imitation as a way of learning; c) formation of concepts of EAN. This study demonstrates that EAN actions need to be systematic and that teamwork enables the articulation of knowledge from different areas of knowledge. It is considered that the teacher influences the children’s eating habits, but it is important that the theme is articulated with scientific knowledge from the context of knowledge of children's experiences.
El objetivo de este artículo es analizar el proceso formativo del trabajo en equipo como perspectiva de desarrollo en la Educación Alimentaria y Nutricional - EAN - de niños de dos escuelas públicas. La intención fue profundizar el debate sobre la Nutrición y la Educación Alimentaria como parte del currículo escolar, ayudando en el proceso de comprensión del mismo y desarrollando prácticas pedagógicas alternativas en los primeros años de escolaridad. En el proceso participaron profesores, equipo directivo, empleados y familiares de una Escuela de Educación Infantil y otra de Educación Básica de una pequeña ciudad del interior del Estado de Rio Grande do Sul/Brasil. La metodología es cualitativa, los datos se obtuvieron a partir de reuniones formativas y entrevistas con profesores de enseñanza básica. Estas reuniones y entrevistas fueron grabadas en audio, transcritas y analizadas a partir de la técnica de análisis textual discursivo. Del análisis del corpus surgieron tres categorías: a) Alimentación escolar articulada a contenidos disciplinares; b) Imitación como forma de aprendizaje; c) Formación de conceptos de EAN. El estudio muestra que las acciones de Nutrición y Educación Nutricional necesitan ser sistemáticas y que, el trabajo en equipo permite la articulación de saberes de diferentes áreas del conocimiento. Se considera que el profesor influye en los hábitos alimenticios de los niños, pero es importante que el tema se articule con el conocimiento científico a partir del conocimiento de las experiencias de los niños.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84724
DOI10.21814/rpe.26059
ISSN0871-9187
e-ISSN2183-0452
Publisher versionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/26059
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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