Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/84511

TitlePrograma de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente numa perspetiva multinível (RTI)
Author(s)Neves, Roberta
Carvalho, Graça Simões de
Cruz, Joana
KeywordsProcessamento auditivo
Competências auditivas
Issue date2022
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationNeves, R., Carvalho, G.S. & Cruz, J. (2022) Programa de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente numa perspetiva multinível (RTI). In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.38-39
Abstract(s)Introdução: Durante a infância, abrem-se janelas de oportunidades para o desenvolvimento que servem de base para as aprendizagens futuras. O papel da audição é determinante para o desenvolvimento da linguagem que, posteriormente, servirá de alicerce para a alfabetização. As competências de literacia emergente que englobam a consciência fonológica, consciencialização da escrita, linguagem oral, motivação para a leitura entre outras, predizem bom desempenho na alfabetização e, quando estimuladas, favorecem o processo de aquisição da leitura e da escrita. O modelo de resposta à intervenção é uma abordagem multinível que é operacionalizado em três níveis de prevenção. A partir de um despiste universal, pretende-se promover uma intervenção de base científica e sistemática que facilite a melhoria das competências preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Objetivos: Descrever a implementação de um programa de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente na perspetiva multinível RTI (“Response to Intervention”). Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico referente ao RTI e às competências a serem estimuladas. Foram selecionadas as competências relacionadas com o processamento auditivo e a literacia emergente. Para o programa de estimulação, foram construídas atividades que contemplassem as competências auditivas integradas às competências de literacia emergente. Os exercícios foram elaborados respeitando o grau de complexidade das tarefas e produzidos utilizando o programa “Audacity” e a plataforma “Genially”. Resultados O programa de estimulação construído reflete o que conceitualmente é consensual na promoção das competências do processamento auditivo e da literacia emergente na educação pré-escolar. Conclusões: As estratégias e recursos utilizados no programa de intervenção puderam ser implementados numa lógica universal e/ou complementar, face aos Resultados obtidos em despistes universais.
TypeOral presentation
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84511
ISBN978-972-8952-81-5
Publisher versionhttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

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