Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84511

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Robertapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorCruz, Joanapor
dc.date.accessioned2023-05-16T15:43:23Z-
dc.date.available2023-05-16T15:43:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNeves, R., Carvalho, G.S. & Cruz, J. (2022) Programa de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente numa perspetiva multinível (RTI). In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.38-39por
dc.identifier.isbn978-972-8952-81-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84511-
dc.description.abstractIntrodução: Durante a infância, abrem-se janelas de oportunidades para o desenvolvimento que servem de base para as aprendizagens futuras. O papel da audição é determinante para o desenvolvimento da linguagem que, posteriormente, servirá de alicerce para a alfabetização. As competências de literacia emergente que englobam a consciência fonológica, consciencialização da escrita, linguagem oral, motivação para a leitura entre outras, predizem bom desempenho na alfabetização e, quando estimuladas, favorecem o processo de aquisição da leitura e da escrita. O modelo de resposta à intervenção é uma abordagem multinível que é operacionalizado em três níveis de prevenção. A partir de um despiste universal, pretende-se promover uma intervenção de base científica e sistemática que facilite a melhoria das competências preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Objetivos: Descrever a implementação de um programa de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente na perspetiva multinível RTI (“Response to Intervention”). Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico referente ao RTI e às competências a serem estimuladas. Foram selecionadas as competências relacionadas com o processamento auditivo e a literacia emergente. Para o programa de estimulação, foram construídas atividades que contemplassem as competências auditivas integradas às competências de literacia emergente. Os exercícios foram elaborados respeitando o grau de complexidade das tarefas e produzidos utilizando o programa “Audacity” e a plataforma “Genially”. Resultados O programa de estimulação construído reflete o que conceitualmente é consensual na promoção das competências do processamento auditivo e da literacia emergente na educação pré-escolar. Conclusões: As estratégias e recursos utilizados no programa de intervenção puderam ser implementados numa lógica universal e/ou complementar, face aos Resultados obtidos em despistes universais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectCompetências auditivaspor
dc.titlePrograma de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente numa perspetiva multinível (RTI)por
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/por
oaire.citationStartPage38por
oaire.citationEndPage39por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos)por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9CIS_p38-39_Programa-RTI.pdf287,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID