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dc.contributor.advisorOliveira, Madalenapor
dc.contributor.advisorBonixe, Joaquim Luís Rodriguespor
dc.contributor.authorHenriques, Cláudia Marisa Martinspor
dc.date.accessioned2023-04-03T09:06:55Z-
dc.date.available2023-04-03T09:06:55Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83719-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura, Sociedadepor
dc.description.abstractNesta investigação procuramos perceber as mutações vividas pela rádio informativa em Portugal nas décadas de 1960 e 1970, a partir do projeto jornalístico do Rádio Clube Português (RCP). A criação do Serviço de Noticiários do RCP, em 1960, sob a liderança de Luís Filipe Costa, e por iniciativa da cúpula diretiva da estação, é o móbil imediato que desencadeia a investigação, mas, necessariamente, ela convoca olhares mais amplos e perspetivas questionadoras. O projeto do RCP é enquadrado no regime do Estado Novo de Oliveira Salazar e Marcello Caetano, para o qual a censura aos média era forma de vida e garantia de sobrevivência. A experiência jornalística da estação de Botelho Moniz é olhada sob o prisma das transformações vividas pelo campo jornalístico neste período, particularmente visíveis na imprensa. Do ponto de vista do panorama radiofónico, situamos o projeto do RCP no seio da “rádio nova” que, na década de 1960 e, em particular, na viragem para os anos 1970, traz novos ritmos e novos programas, numa linguagem mais informal e mais próxima do ouvinte. Centrados no projeto do RCP, vemos como para ele confluem mudanças organizativas, editoriais, de estilo e linguagem tais, que, sobretudo por comparação com a realidade da Emissora Nacional, nos levam a concluir estarmos perante a primeira experiência moderna de jornalismo radiofónico em Portugal. Do ponto de vista epistemológico, olhamos para o projeto do RCP, considerando a sua produção noticiosa, e auscultamo la através dos testemunhos dos profissionais de então, da imprensa da época e de documentação escrita de arquivo. Não obstante, o nosso objetivo, desde o início, foi o de mobilizar, o mais possível, os materiais sonoros conservados em arquivo. Os obstáculos encontrados conduziram-nos a um caminho de reflexão sobre a epistemologia da história da rádio na sua relação com os arquivos sonoros. O som, muitas vezes silencioso, fragmentário e volátil pode constituir-se como bloqueio irreversível à investigação da rádio na sua especificidade sonora, mas não deixa de ser matéria-prima pertinente e necessária. A constituição e maturação da história da rádio dependem, na nossa perspetiva, da existência de arquivos sonoros que a expliquem a partir do seu próprio material acústico. A natureza sonora do meio exige que o seu estudo não se acomode à documentação escrita e aos testemunhos orais que, embora essenciais, por vezes os únicos recursos existentes, são apenas uma das facetas que ajudam à construção da memória da rádio.por
dc.description.abstractIn this investigation we seek to understand the changes experienced by the informative radio in Portugal in the 1960s and 1970s, based on the journalistic project carried out by the Rádio Clube Português (RCP). The creation of the RCP News Service, in 1960, under the leadership of Luís Filipe Costa, and at the initiative of the station's top management, is the immediate motive that triggers the investigation, but it necessarily calls for broader views and questioning perspectives. The RCP project is framed in the Estado Novo regime of Oliveira Salazar and Marcello Caetano, for which media censorship was a way of life and a guarantee of survival. The journalistic experience of the Botelho Moniz station is seen through the prism of the transformations experienced by the journalistic field in this period, particularly visible in the press sector. From the point of view of the radio scene at the time, we place the RCP project within the “new radio” which, in the 1960s and, in particular, at the turn of the 1970s, brought new rhythms and new programs, in a language more informal and closer to the listener. Focusing on the journalistic project of the RCP, we see how organizational, editorial, style and language changes converge to it, especially in comparison with the reality of Emissora Nacional, lead us to conclude that we are facing the first modern experience of radio journalism in Portugal. From an epistemological point of view, we look at the Rádio Clube Português project, through the prism of its news production, and listen to it through the testimonies of professionals at the time, the press of the time and some written archival documentation. Nevertheless, our objective, from the beginning, was to mobilize, as much as possible, the sound materials kept in archives. The obstacles encountered led us to a path of reflection on the epistemology of the history of radio in its relationship with sound archives. The silent, fragmentary and volatile character of the audible traces, being a block to the investigation of radio in its sound specificity, is still relevant and necessary. The constitution and maturation of radio history depend, in our view, on the existence of sound archives that explain it from its own acoustic material. The sound nature of the medium requires that its study not be accommodated to written documentation and oral testimonies that, although essential, sometimes the only existing resources, are just one of the facets that help to build the radio's memory.por
dc.description.sponsorshipEsta tese foi desenvolvida com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da concessão de uma bolsa de doutoramento (PD/BD/128176/2016) no âmbito do QREN – POPH – Tipologia 4.1 – Formação Avançada, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/PD%2FBD%2F128176%2F2016/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectRádiopor
dc.subjectRádio Clube Portuguêspor
dc.subjectJornalismo radiofónicopor
dc.subjectHistória da rádiopor
dc.subjectArquivos sonorospor
dc.subjectRadiopor
dc.subjectRadio journalismpor
dc.subjectHistory of radiopor
dc.subjectSound archivepor
dc.titleRádio, uma história pouco sonora: o projeto jornalístico do Rádio Clube Português dos anos 1960-1970por
dc.title.alternativeRadio, an almost silent history: the journalistic project of Rádio Clube Português in the 1960s and 1970spor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101713614por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeBom com distinçãopor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

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Cláudia Marisa Martins Henriques.pdfTese de doutoramento5,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

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