Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83349

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, S. F. C. F.por
dc.contributor.advisorRodrigues, Cristina Maria Santospor
dc.contributor.authorAfecto, Maria Carlota Pontespor
dc.date.accessioned2023-03-20T15:15:24Z-
dc.date.available2023-03-20T15:15:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83349-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractDurante o século XIX Portugal demonstrava atrasos nos processos de industrialização relativamente ao resto da europa devido às lacunas que existiam no ensino ao nível elementar e técnico. O que os operários especializados aprendiam na escola não ia de encontro aos avanços que a indústria estava a sofrer. Por este motivo foi necessário desenvolver, introduzir e sistematizar um ensino técnico-profissional separado do ensino existente até então. Neste estudo, propusemo-nos analisar em específico a Escola Industrial e Comercial de Braga e o impacto que a mesma teve no desenvolvimento da região (Braga). Analisando assim as transformações que a escola proporcionou à região a nível económico, social e local. As escolas técnicas são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma região, pois são estas que formam os jovens que mais tarde irão ingressar nos postos de trabalho especializados. O objetivo deste estudo é encontrar os parâmetros que irão quantificar o impacto da EICB na região de Braga e transpô-los num questionário que mais tarde será aplicado aos sócios da Associação dos Antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga. Para isto, foi realizada uma pesquisa suportada pelo método qualitativo, recorrendo a duas técnicas de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas e focus group. No final, a análise permitiu responder à questão principal do problema” como quantificar o impacto que a Escola Industrial e Comercial de Braga teve na região?” e criar, então, o esboço de um questionário que irá permitir quantificar este impacto.por
dc.description.abstractDuring the 19th century Portugal was behind the rest of Europe in the industrialisation process due to the deficiencies in elementary and technical education. The knowledge acquired by specialised workers at school did not match the advances that industry was experiencing. For this reason it was necessary to develop, introduce and systematise a technical-vocational education separate from the one existing until then. In this study, we propose to analyse specifically the Escola Industrial e Comercial de Braga and the impact that it had in the development of the region (Braga). Thus analysing the transformations that the school provided to the region at an economic, social and local level. The technical schools are extremely relevant for the development of a region, because they are the ones that train the young people who later on will enter the qualified jobs. The aim of this study is to find the parameters that will quantify the impact of the EICB in the Braga region and transpose them in a questionnaire that will later be applied to the members of the Associação dos Antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga. For this, a research supported by the qualitative method was carried out, using two techniques of data collection, semi-structured interviews and focus group. In the end, the analysis allowed to answer the main question of the problem "how to quantify the impact that the Industrial and Commercial School of Braga had in the region?", and then create the first design of a questionnaire that will allow to quantify the impact.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectImpactopor
dc.subjectAAAEICBpor
dc.subjectEICBpor
dc.subjectTechnical educationpor
dc.subjectRegional developmentpor
dc.subjectImpactpor
dc.titleO contributo das escolas industriais no desenvolvimento regional: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe role of industrial schools in regional development: a case studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203237668por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Carlota Afecto.pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID