Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83049

TítuloCerâmica tradicional e fabricação aditiva em cerâmica: estudo da tradição e contemporaneidade no design cerâmico
Autor(es)Pinto, Ana Filipa Nunes
Orientador(es)Figueiredo, Bruno
Palavras-chaveFabricação aditiva
Cerâmica
Design de produto
Impressão 3D em cerâmica
Additive manufacturing
Ceramics
Product design
Ceramic 3D Printing
Data27-Jan-2023
Resumo(s)A fabricação aditiva é um processo de manufatura que consiste na sucessiva adição de camadas de material através de máquinas controladas por computador, comumente denominadas de impressoras 3D. A fabricação aditiva tem despertado interesse na área do design pela sua capacidade de definição de texturas e formas complexas se comparada com outros métodos de manufatura artesanais e industriais, bem como pela possibilidade de personalização. Nas últimas décadas, a evolução dos processos de design tem prestado atenção à integração de tecnologias digitais pelos efeitos artísticos e visuais que estas permitem, além de outros benefícios associados à cerâmica e ao desenho. A arte e o design contemporâneos podem incorporar a essência do design tradicional assim como também integrar novos processos técnicos. Pretende-se com este trabalho identificar diferenças e similitudes entre os processos manuais e tradicionais cerâmicos com outros processos emergentes. É esperado retratar o impacto das novas tecnologias digitais no design na área da cerâmica e quais as vantagens e/ou desvantagens associadas a diferentes tipos de utilizadores.
Additive manufacturing is a manufacturing process that consists of successively adding layers of material through computer-controlled machines, commonly called 3D printers. Additive manufacturing has aroused interest in the design field due to its ability to define complex textures and shapes compared to other artisanal and industrial manufacturing methods, as well as the possibility of customization. In recent decades, the evolution of design processes has paid attention to the integration of digital technologies for the artistic and visual effects they allow, in addition to other benefits associated with ceramics and design. Contemporary art and design can embody the essence of traditional design as well as integrate new technical processes. The aim of this work is to identify differences and similarities between manual and traditional ceramic processes with other emerging processes. It is expected to portray the impact of new digital technologies on design in the field of ceramics and what are the advantages and/or disadvantages associated with different types of users.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83049
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Nunes Pinto.pdf4,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID