Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81771

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.date.accessioned2023-01-12T12:24:01Z-
dc.date.available2023-01-12T12:24:01Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationCunha, António Camilo (2022). A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica. Educação e Filosofia, 36(78), 1389–1415. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81771-
dc.description.abstractO ensaio, em jeito de crítica/crítica, procura olhar para a Universidade na sua dimensão político-organizacional. Através de uma reflexão interpretativa, apoiada na constatação empírica e na literatura - uma metodologia que sai dos cânones de uma metodologia científica de investigação - tenta “escavar” a Universidade e mostrar dois tipos de homo-politicus que nela existem: o “homo-violentus” (o homem - “violento”) e o “homo-sabius” (o homem - “sábio”). Estes dois tipos de homos (por certo, existem outros tipos) então “encarnados” nos decisores, gestores, professores, investigadores, estudantes etc. Destes dois tipos de homos vamos ter formas de intervenção política, cultural, científico/investigativa, educativo/pedagógico e humana diferenciadas - nas expressões informação, conhecimento, sabedoria - e, com elas, consequentes implicações na missão da própria Universidade.por
dc.description.abstractThe essay, in the form of criticism/criticism, seeks to look at the University in its political-organizational dimension. Through an interpretative reflection, supported by empirical evidence and literature - a methodology that departs from the canons of a scientific research methodology - it tries to "dig" the University and show two types of homo-politicus that exist in it: the "homoviolentus ” (man - “violent”) and “homo-sabius” (man - “wise”). These two types of homos (of course, there are other types) then “incarnated” in decision-makers, managers, teachers, researchers, students, etc. From these two types of homos we will have differentiated forms of political, cultural, scientific/investigative, educational/pedagogical and human intervention - in terms of information, knowledge, wisdom - and, with them, consequent implications for the mission of the University itself.por
dc.description.abstractEl ensayo, en forma de crítica/crítica, busca mirar a la Universidad en su dimensión político-organizativa. A través de una reflexión interpretativa, apoyada en la evidencia empírica y la literatura -metodología que se aparta de los cánones de una metodología de investigación científica- se intenta “cavar” en la Universidad y mostrar dos tipos de homo-políticos que existen en ella: el “homopolítico”. violento” (hombre - “violento”) y “homo-sabius” (hombre - “sabio”). Estos dos tipos de homos (claro que hay otros tipos) luego se “encarnan” en decisores, directivos, docentes, investigadores, estudiantes, etc. De estos dos tipos de homos tendremos formas diferenciadas de intervención política, cultural, científico/investigadora, educativa/pedagógica y humana -en términos de información, conocimiento, sabiduría- y, con ellas, las consecuentes implicaciones para la propia misión de la Universidad.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectUniversitypor
dc.subjectPolicypor
dc.subjectInvestigationpor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectUniversidadpor
dc.subjectInvestigaciónpor
dc.subjectPedagogíapor
dc.titleA Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Críticapor
dc.title.alternativeThe University and the “homo sabius”. Criticism / Criticismpor
dc.title.alternativeLa Universidad y el “homo sabius”. Crítica / Críticapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65514por
oaire.citationStartPage1389por
oaire.citationEndPage1415por
oaire.citationIssue78por
oaire.citationVolume36por
dc.identifier.eissn1982-596X-
dc.identifier.doi10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação e Filosofiapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Universidade e o homo sabius. Crítica Crítica.pdf366,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID