Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8152

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Laurinda-
dc.contributor.authorLoureiro, Isménia-
dc.date.accessioned2008-09-25T15:57:04Z-
dc.date.available2008-09-25T15:57:04Z-
dc.date.issued2008-05-27-
dc.date.submitted2008-01-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8152-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciênciaseng
dc.description.abstractA Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste na aprendizagem de novos conhecimentos através da resolução de problemas, surgidos aquando da confrontação dos alunos com contextos problemáticos. Os contextos problemáticos são, por isso, especialmente relevantes, pois das suas potencialidades para suscitar questões de elevado nível dependem as aprendizagens que os alunos vão realizar resolvendo os problemas a elas associados. Assim, os objectivos do estudo consistiram em analisar e comparar os tipos de questões formuladas e antecipadas, respectivamente, por alunos e professores a partir de diferentes tipos de contextos problemáticos, bem como os assuntos nelas evidenciados, a fim de indagar a eventual existência de uma relação entre os tipos de questões formuladas pelos alunos e antecipadas pelos professores. Participaram no estudo 176 alunos dos 7º, 9º e 11º anos de escolaridade e 30 professores de Física e Química, dos Ensinos Básico e Secundário. Os dados foram recolhidos através de um questionário que incidia sobre dois temas científicos diferentes (as Estações do Ano e as Alterações Climáticas) e que incluía três tipos de contextos problemáticos (notícia, banda desenhada e imagem) para cada um dos temas. Os resultados obtidos nesta investigação revelaram que: os tipos de questões maioritariamente formuladas por alunos e antecipadas pelos professores (enciclopédicas e de compreensão), bem como os assuntos (predominantemente de natureza académica) nelas evocados, são coincidentes; apesar de os sujeitos enunciarem um número considerável de questões de compreensão, consideradas de elevado nível, são escassos ou inexistentes os outros tipos de questões deste nível (relacionais, de avaliação e de procura de solução); o tipo de contexto parece influenciar o número médio de questões formuladas por sujeito; o tipo de contexto parece não exercer influência sobre os tipos de questões predominantemente enunciadas pelos sujeitos. O facto de os professores serem capazes de antecipar os tipos de questões mais frequentemente formuladas pelos alunos e os assuntos em que elas incidem, significa que está facilitada a tarefa de implementar um “ensino” orientado para a ABRP, capaz de contribuir para dotar os alunos de capacidades de compreender e resolver problemas do dia-a-dia e de aprender ao longo da vida.eng
dc.description.abstractProblem-Based Learning (PBL) focuses on the learning of new knowledge by engaging in a process of solving problems raised by a scenario or problem context. Thus, in PBL students’ learning depends on the problems to be solved. Therefore, scenarios are key-elements in PBL contexts because students’ learning is strictly related to the power of the scenarios to elicit high level questions or problems. This study aims at inquiring about the existence of a relationship between the questions formulated by the students and the questions anticipated by the teachers if students were faced with diverse scenarios. Therefore, the objectives of the study are: to compare the types of questions formulated by students from diverse kinds of scenarios with those anticipated by teachers; and to compare the specific science topics the questions formulated by those two groups of subjects focus on. The sample was made of 176 students (7th, 9th and 11th graders) and 30 Physical Sciences teachers, half of them teaching at the low secondary school and the other half at the high secondary school. Data were collected by means of a questionnaire focusing on two science themes (seasons and climatic change) and including three kinds of scenarios (text, comics and image) per theme. Results suggest that: students formulate and teachers anticipate mainly the same two types of questions (encyclopaedic and meaning-oriented) and that those questions focus on the same specific science topics which in most cases are academic in nature; despite the fact that both groups of subjects formulate large numbers of meaning-oriented questions (that can be accepted as high level questions), the other types of high level questions (relational, valueoriented and solution-oriented) are rare or even nule; the kind of scenario seems to exert influence on the average number of questions formulated by each group of participants; the two most frequent kinds of questions seem to be independent of the kind of scenario. Hence, whatever the kind of scenario, the teachers’ capacity to reasonably anticipate students’ most frequent questions as well as the specific contents they focus on may facilitate their job of teaching through PBL and lead them to help students to develop skills that are required to both understand and solve everyday problems and carry out lifelong learning.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleA aprendizagem baseada na resolução de problemas e a formulação de questões a partir de contextos problemáticos : um estudo com professores e alunos de física e químicaeng
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc501:372.85eng
dc.subject.udc372.85:501eng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação ISMÉNIA LOUREIRO.pdf4,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID