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TítuloContextos de uso do marcador discursivo pronto e ethos discursivo
Outro(s) título(s)Contexts of use of the discourse marker pronto and discursive ethos
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveMarcadores discursivos
Ethos
Relações interpessoais
Discourse markers
interpersonal relationships
Data2021
EditoraUniversidade da Corunha
RevistaRevista Galega de Filoloxía
CitaçãoMarques, M. A. (2021). Contextos de uso do marcador discursivo pronto e ethos discursivo. Revista de Filoloxía Galega. Monografia 13, Estudos sobre gramática e sociolingüística galego-portuguesas, 205-219.
Resumo(s)Os Marcadores do Discurso (MD) são uma das categorias mais estudadas, ainda que com expressão diferente em função das línguas. Constituem uma categoria aberta, cujos limites e características se apresentam ainda muito difusos. O objetivo do presente trabalho é analisar os contributos do uso de pronto para a construção do ethos discursivo do locutor (Maingueneau, 1999; Amossy, 2010). Damos assim continuidade à análise de características deste marcador discursivo já apontadas em Marques (2014). Escolhemos uma perspetivab interdisciplinar, a fim de conjugar a teoria do ethos ou imagem de si, de natureza enunciativa, com a abordagem interacional das relações interpessoais, estabelecidas entre os participantes na situação de comunicação. O corpus para análise destas ocorrências e funcionamentos é constituído por entrevistas sociolinguísticas, em gravação áudio, realizadas, no âmbito do projeto Perfil sociolinguístico da fala bracarense.
Discourse Markers (DM) are one of the most studied categories, albeit with different expression depending on the languages. They constitute an open category, whose limits and characteristics are still very diffuse. The objective of this work is to analyze the contributions of the use of DM pronto for the construction of the speaker’s discursive ethos (Maingueneau, 1999; Amossy 2010). Thus, we analyse characteristics of this DM already pointed out in Marques (2014). We chose an interdisciplinary perspective in order to combine the theory of ethos or self-image, of an enunciative nature, with the interactional approach of interpersonal relationships, established between the participants in the communication situation. The data for the analysis of these occurrences and functioning is constituted by sociolinguistic interviews in audio recording carried out within the scope of the project Sociolinguistic profile of Braga’s speech.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81319
ISBN978-84-9749-819-7
ISSN1576-2661
e-ISSN2444-9121
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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