Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81154

TítuloProcessos de mudança numa intervenção de escrita combinada: momentos de inovação e autodistanciamento
Outro(s) título(s)Processes of change in a combined writing intervention: innovation moments and self-distancing
Autor(es)Moreira, Cláudia Sofia Alves
Orientador(es)Batista, João
Gonçalves, Miguel M.
Palavras-chaveAmbivalência
Autodistanciamento
Escrita combinada
Momentos de inovação
Ambivalence
Self-distancing
Combined writing
Innovation moments
Data28-Jul-2022
Resumo(s)A investigação sugere que as intervenções de escrita têm efeitos positivos na saúde e bem-estar das pessoas. A escrita expressiva, positiva e combinada são possibilidades para a construção dessas intervenções. Há muita investigação sobre os benefícios das intervenções de escrita, mas sobre os processos envolvidos na mudança é ainda escassa. Serão analisadas as tarefas de 40 participantes de uma intervenção de escrita combinada, com recurso aos sistemas de codificação dos Momentos de Inovação (Mis), da Ambivalência (MAs) e do Autodistanciamento (AD) com o objetivo de caraterizar estes processos de mudança, estudar a associação entre os Mis/MAs e o AD e entre os Mis e medidas de autorrelato. Os participantes foram alotados a dois grupos com base na ruminação, um que melhorou e outro que piorou. Os Mis não seguem uma tendência crescimento, os MAs descem e o AD sobe. Os Mis de NI e o AD parecem ser processos teoricamente semelhantes, os Mis de N2 parecem estar associados a menos ambivalência e os Mis N3 e o total dos Mis associam-se a um discurso menos imersivo na experiência. As medidas observacional e de autorrelato da ambivalência associam-se, mas não os MIs e as medidas de ruminação e sofrimento psicológico.
Research suggests that writing interventions have positive effects on people's health and well-being. Expressive, positive and combined writing (CW) are possibilities for building these interventions. There is plenty of research on the benefits of writing interventions, however it is scarce regarding the processes of change. The texts of 40 participants in a CW intervention will be analyzed using the coding systems of Moments of Innovation (IMs), Ambivalence (AMs) and Self-distancing (SD) with the aim of characterizing these processes of change, while studying the association between Mls/MAs and SD, as well as between Mls and self-report measures. Participants were allocated into two groups based on rumination: one that improved and one that worsened. The IMs do not follow a growth trend, the AMs go down and the SD goes up. Ni IMs and SD appear to be theoretically similar processes, N2 IMs appear to be associated with less ambivalence and N3 IMs and total IMs are associated with less immersive discourse. The observational and self-report measures of ambivalence are associated, but not the IMs and the measures of rumination and psychological distress.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81154
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Sofia Alves Moreira.pdfDissertação de mestrado17,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID